Arquivo 001 4

1 ano de Blog da Carne!

O que achou deste post?

Desculpe o transtorno, preciso falar do Blog da Carne! No post de hoje nós abusamos da metalinguagem para contar como tudo começou.

Nem parece, mas dia 15 de outubro o Instagram @blogdacarne já vai completar um ano. A ideia, no entanto, surgiu em 2012, quando eu trabalhava com projetos de pecuária e compreendi a falha de comunicação do setor. O discurso entre os pecuaristas, indústria e varejo era o mesmo: “a informação não chega ao consumidor”. Parecia algo óbvio para mim, se a informação não chega, é porque ninguém comunica. Como estudante, as muitas ideias ferviam na minha cabeça. Por que não ter um portal de informação sobre carne? Já até havia algumas iniciativas, mas as mesmas falhavam justamente na comunicação, já que poucos as conhecia.

E, na época, já escrevia em outro blog que tinha criado, o do MarkEsalq, grupo de marketing e gestão em agronegócios do campus da USP de Piracicaba, onde eu estudava. E foi onde surgiu o gosto pelo agro e principalmente pela pecuária, muito impulsionado pela minha colega Ingrid, que foi a primeira a trabalhar comigo no Blog da Carne.

Mas vieram provas, intercâmbios, mudanças, e, assim, o Blog ficou para trás. Depois, comecei o mestrado, já com o tema da dissertação sobre consumidor de carne. Foi lá que eu conheci a Mirella Cais. Coincidência ou destino, em plena ESPM, minha colega de classe, que também dividia o mesmo orientador, era uma agrônoma.

Com o nosso orientador, o Prof. Eduardo Spers, começamos um projeto muito bacana chamado “Pecuária 2050”, além de outros relacionados. Chegou então o momento que precisávamos ir a campo, ou seja, aplicar os questionários. Até então, algumas boutiques de carne tinham aceitado que eu aplicasse em suas lojas. Mas, quando souberam que minha dissertação era sobre carne a pasto, a maioria recuou. Isso porque era só um estudo. O mercado precisa inovar, mas tem medo das inovações, até porque a tendência é não gostarmos do que desconhecemos. A Beef Passion foi exceção e a única a literalmente abrir suas portas. Mas, eu ainda precisava de muitos respondentes.

“Bom, já que ninguém quer compartilhar meu questionário, eu o farei”. Como já estava querendo tirar o Blog da gaveta mesmo, até porque aquele discurso da falta de comunicação ainda era o mesmo 3 anos depois (ainda é hoje também), criei um Instagram chamado @blogdacarne e comecei a repostar algumas fotos, intercalando com o sorteio que divulgava meu questionário. De repente, não mais que de repente, o instagram do Blog começou a receber e ser marcado em muitas fotos até que, dem esforço e organização nenhuma, o instagram chegou a 10 mil seguidores.

Foi aí que eu vi a oportunidade de fazer o Blog da Carne ser aquele portal de #informaçãobempassada (nosso slogan), que eu sempre quis fazer. Mas, como não adianta caminhar sozinha, seria preciso unir esforços. Assim, convidei a Mirella.

Já tínhamos trabalhado juntas nos dois anos de mestrado e uma amizade de irmã.  E em um dia de blog ela já escreveu um projeto. A sociedade, ou melhor, prefiro falar parceria, coincidiu com o primeiro convite, que foi para degustar o dry aged da Feed. Lá selamos o começo do projeto da forma que mais gostamos: comendo, conversando e dando risadas! Para mim, embora o Instagram já existisse, aquele dia foi o começo do Blog da Carne propriamente dito. Lembro-me bem das ideias discutidas e como estávamos ansiosas. Porém, não tínhamos a menor ideia de tudo que conquistaríamos nos meses seguintes.

Primeira "reunião" do Blog da Carne
Primeira “reunião” do Blog da Carne

 

Primeiro Cartão do Blog da Carne
Primeiro “cartão” do Blog da Carne

Começamos a estruturar e organizar as atividades do Blog. Muitas coisas, mas parecia que faltava alguma coisa. Faltava o terceiro elemento!

Há um provérbio chinês que diz que “boas coisas vêm em pares”. Talvez, mas prefiro a simbologia do número três, que representa união, equilíbrio e democracia,  pois também é a quantidade mínima de pessoas necessárias para que se consiga tomar uma decisão em grupo sem empate. E essa visão representa muito bem a forma com que tomamos decisão.

Em meados de abril, a Melina, ou Mel, entrou no Blog, formando o #TripéBemPassado. E, assim como a irmã, já entrou “sambando na farofa” e abraçando a causa. Novamente, não sei se foi destino, ou coincidência. Mas, não consigo imaginar o Blog da Carne formado por outras pessoas. Deixo a lição: encontre pessoas que, além de dividir seu sonho, te ajude a alcançá-lo. O sonho agora se tornava “nosso” Blog da Carne.

Em maio, criamos o site e participamos do primeiro curso. Em junho, vieram os grandes eventos de pecuária: a BeefExpo e a InterCorte. Participamos de ambos como apoio de mídia e chegamos até a dar entrevista para o Canal Terra Viva na Intercorte.

arquivo_001-4
Blog da Carne na BeefExpo.
blog da carne beefexpo
Blog da Carne na BeefExpo
blog da carne terra viva
Entrevista do Blog da Carne para o Canal Terra Viva durante a InterCorte.

E também participei pelo Blog do Programa Agrossociedade, projeto que a Mi também trabalha.

agrossociedade
Participação no Programa Agrossociedade.

Depois veio a “Moda ao Ponto”, com as camisetas e bonés, novos parceiros, sorteios, cursos, eventos, resenhas, degustações, entrevistas, Mapa da Carne… tanta coisa, que seria difícil enumerar!

arquivo_000-1

camisa

Mas, os melhores momentos são sempre quando os seguidores e leitores agradecem ou fazem algum elogio pela #informaçãobempassada. Aí vemos que estamos no caminhos certo!

Então, neste aniversário de um ano, só tenho a agradecer ao apoio. Primeiramente, de nossas famílias: minha mãe, irmã e os pais das meninas. O incentivo e até os puxões de orelha são sempre positivos! Em segundo, agradeço em nome do Blog, a você que lê, curte, compartilha e nos acompanha! Em terceiro, as minhas amigas e parceiras de Blog, Mi e Mel, #tamojunto, meninas!

Mas, e agora, o que vem pela frente?

Para comemorar o aniversário, estamos fazendo um sorteio que está tão bom que até nós gostaríamos de ganhar! O resultado será no dia 15 de outubro!

Sorteio de 1 ano do Blog da Carne:

sorteio blog da carne

Serão 3 ganhadores:

 Ganhador 1:

– 1 Espetos Giratório da Rotary Speto
– 1 Boné Blog da Carne by @blacktiecaps
– 1 Tábua do Blog da Carne by @taco.brasil
– 1 Faca do Blog da Carne produzida by @facas_sg
– 1 Tábua e porta-utensílios para pendurar na parede da @cadacanto1flor
– 1 Kit com 3 Sal Grosso (1 com Alho; 1 com Ervas Finas; 1 com Chimichurri) do @emporiocantagallo
– 1 Azeite do @quirosgourmet
– 1 Par de Garras de Urso

Ganhador 2:

– 1 Molho de Chimichurri com pimenta + 1 Conserva artesanal de Alho Temperado + 1 Conserva Artesanal de Pimenta Dedo de Moça do @emporiocantagallo
– 1 Espeto Giratório da Rotary Speto
– 1 Par de Garras de Urso

Ganhador 3:
– 1 Kit com 4 molhos Barbecue Heinz da Coleção Pitmaster (direto dos EUA) + – 1 BBQ Sauce Mix and Dry Hub (direto dos EUA) + Steak Hub (direto dos EUA)
– 1 Espeto Giratório da Rotary Speto
– 1 Par de Garras de Urso

Para participar do sorteio, clique AQUI.

Além disso, estamos prestes a inaugurar o programa “Direto ao Ponto” no nosso Canal do Youtube! Através dele, vamos trazer muita #InformaçãoBemPassada, dicas, receitas, conteúdo, ciência e mais!!

Confira a chamada:

E inscreva-se em nosso Canal do Youtube! É muito importante para nós!

Coluna Meating

Também temos uma novidade! A coluna “Meating” do nosso amigo Reinaldo Lee! Nosso novo colunista vai trazer muita informação bacana também! Estamos ansiosas para ler seus artigos!

 

Reinaldo Lee / @reinaldolee
Reinaldo Lee / @reinaldolee

Também temos novas parcerias que vamos anunciar em breve! Fiquem atentos!!

Enfim, muita alegria de alcançar um ano com tantas coisas boas!! Continue com a gente! =)

Um grande abraço das Meninas do Blog da Carne!!

The following two tabs change content below.

Juh Chini

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Economista na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). Fundadora do Blog da Carne, Líder de Inteligência de Marketing na @Tech, viajante, palmeirense e apaixonada por churrasco, família, amigos e uma mesa de bar. "A vida é a arte do encontro!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *