barbaros teaser facebook post 24 2017

1º Campeonato nacional de pitmaster na Bárbaros BBQ

O que achou deste post?

Maior festival de carne do interior paulista irá promover a competição nos dias 28 e 29 sob o comando do especialista em dry aged e pitmaster Daniel Lee

No dia 29 de abril acontecerá a segunda edição do maior festival de carne do interior, a Bárbaros BBQ, à partir das 12 horas, no Recinto da Festa de Peão de Americana. A edição receberá cerca de 20 renomados Chefs nacionais, que terão suas bancadas posicionadas por todo o espaço, oferecendo os mais diferentes tipos de corte e especialidades. O Blog da Carne esteve na primeira edição e fez uma resenha sobre o evento, confira como foi. Além disso, dessa vez, o público poderá conferir de perto o 1º Campeonato nacional de pitmaster BBQ, maior competição de churrasco do mundo, sob o comando de Daniel Lee, primeiro brasileiro membro e juiz da Kansas City Barbeque Society (KCBS) – entidade que realiza o maior campeonato de churrasco do mundo – , nos EUA. As categorias são: Chicken, Pork Ribs, Pullek Pork, Brisket e carne surpresa.

A competição terá dez participantes de todo o país e inicia um dia antes da festa com a preparação das carnes, e no dia da festa continua todo o processo de defumação, o público de mais de 2 mil pessoas conhecerá, ao vivo, o 1º melhor pitmaster do Brasil. “A cultura do american barbecue utiliza cortes que o brasileiro considera carne de segunda, como o peito bovino, mas vamos mudar essa percepção e formar talentos pitmaster aqui, o que aumenta a força do país em toda a cadeia produtiva da carne”, defende Daniel Lee.

Para garantir a animação a festa terá a banda O Bardo e o Banjo, sucesso na 1ª edição, com a mistura perfeita de folk e bluegrass. Terá ainda a banda ABR3 com os grandes sucessos do universo pop e rock e a Beat Samba com um show envolvente para ninguém ficar parado. O espaço kids também marcará presença, com monitores e atividades voltadas para crianças de até 12 anos, deixando os pais tranquilos para vivenciarem essa experiência completa sobre churrasco.

Técnica de defumação (american BBQ)

A técnica de defumação do churrasco americano é um dos métodos de cocção mais complexos no preparo de carnes. O Smoked BBQ chama atenção e vira espetáculo devido ao uso de carretas defumadoras, que produzem carnes extremamente macias e saborosas por meio da longa cocção (que pode durar até 14 horas) em baixa temperatura com uso de fumaça de lenhas de árvores frutíferas. “Daniel Lee, além de ser um apaixonado por carnes, é uma pessoa  extremamente determinada em pesquisar e estudar as técnicas  nos seus mínimos detalhes. Das referências brasileiras em Dry Aged e smoked bbq, classifico o  Daniel como o mais técnico de todos, com a experiência aprendida e adquirida nos últimos anos,  principalmente nos Estados Unidos ( Nova York, Nashville e Austin)”, analisa Roberto Barcellos, consultor da Beef & Veal.

Sobre Daniel Lee

Apaixonado por carnes, Daniel Lee focou sua profissionalização no exterior, certificou-se Pit master em defumação (Smoked BBQ – Flórida/EUA), e tornou-se o primeiro brasileiro juiz e membro da KCBS (Kansas City Barbeque Society – Tennessee/EUA). Além disso, especializou-se em processos de maturação a seco (Dry aged), tornando-se um perito e referência no Brasil.​ Marido da Mara, pai da Larissa e da Isabella, largou sua principal ocupação profissional (mercado corporativo) para se dedicar integralmente à sua paixão, sempre em busca de mais conhecimento e das melhores práticas. Atualmente, ministra cursos sobre dry aged e defumação, realiza eventos e também presta consultoria por todo o país.

Entrevista com Daniel Lee

Para entender melhor sobre o campeonato, o Blog da Carne entrevistou o Daniel, confira a entrevista:

daniel lee
Daniel Lee | Divulgação

BDC: Daniel, como surgiu a ideia de fazer o Primeiro Campeonato Nacional de Pitmasters?

DANIEL: Um desejo pessoal. Em minha última visita ao Campeonato mundial na Jack Daniel’s em Lynchburg/TN, vi muitas equipes do mundo todo participando. Países como Suécia, Suíca, Costa Rica, etc, representados. Alí me questionei o porque do nosso país não estar lá?! Temos as melhores carnes, profissionais qualificados e ótimos equipamentos. Com a criação da Pitmasters Brasil, pretende realizar este sonho: Ver nosso país competindo em torneios mundiais.

BDC: Por que você escolheu a Bárbaros para sediar fazer o campeonato?

DANIEL: Por ser a maior festa de churrasco do interior! A cultura do American BBQ e campeonatos é algo novo para nós. Eu precisava de um evento com um clima amistoso e populoso que me ajudaria a disseminar esta cultura.

BDC: O evento será semelhante com os que acontecem nos Estados Unidos?

DANIEL: Sim, em partes! Nos EUA as competições já são tão frequentes que o público já acostumou com um cenário cheio de fumaça. Todas as regras serão idênticas baseadas nas competições internacionais, até porque nosso objetivo é competir lá fora. Mas um detalhe ou outro foi alterado para garantir uma maior interação do público com a área da competição.

BDC: Como é a dinâmica da competição e quais as expectativas para a primeira edição?

DANIEL: Teremos 10 competidores de diferentes cidades do Brasil. Todos competirão nas 5 categorias de carnes: Frango, Costela de Porco, Pulled Pork, Brisket e uma carne surpresa. Para julgar contaremos com 8 juízes e no final teremos um vencedor por categoria de carne, o 1º, 2º e 3º colocado. A ideia é fomentar estas competições e assim desenvolver este mercado para que estejamos preparados para encarar um campeonato mundial lá nos EUA.

BDC: Por fim, qual recado você deixa para quem vai participar da Bárbaros e presenciar o Primeiro Campeonato Nacional de Pitmaster?

DANIEL: Todo staff do Bárbaros BBQ está trabalhando com muita dedicação para que o público tenha uma experiência única em torno da carne. Os trabalhos começaram assim que realizamos a 1ª edição no ano passado e tenho certeza que todos irão amar! A competição, será um evento a parte dentro do Bárbaros e a ideia é levar um pouco desta cultura para todos!

Evento

Informações: www.barbarosbbq.com.br

Serviço:

Bárbaros BBQ 1º Campeonato nacional de pitmaster

Data: 29 de abril, das 12 às 22 horas

Convite all inclusive de churrasco, cerveja, refrigerante e água.

Onde: Parque de eventos CCA (Recinto da Festa do Peão) rod. Anhanguera, KM 120.5. Americana–SP.

*Até 10 anos – entrada gratuita

*de 11 a 17 anos – R$75,

PONTOS DE VENDA

Americana:

Quinteiro Boutique de Carnes (19) 3645-5616

Armazém 110 (19) 3621-3053

Loja Mestre-Cervejeiro.com Americana (19) 3405-6199

Clube dos Cavaleiros de Americana (19) 3461-0907

Santa Bárbara d’Oeste:

Dona Beleza (19) 3629-5340

Nova Odessa:

Fabio Prado Academia (19) 3466-2579

Campinas:

AUROK (19) 3367-6977

Piracicaba:

Entre Cortes Boutique de Carnes (19) 3927-2800

Limeira:

Empório Santo Churrasco (19) 3442-1675

 

The following two tabs change content below.

Juh Chini

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Economista na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). Fundadora do Blog da Carne, Líder de Inteligência de Marketing na @Tech, viajante, palmeirense e apaixonada por churrasco, família, amigos e uma mesa de bar. "A vida é a arte do encontro!"

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *