BLOGdacarne

A Carne Angus no Brasil

O que achou deste post?

A história da raça Angus nos campos brasileiros iniciou com o primeiro registro animal em 1906, com o do touro Menelik vindo do Uruguai. A raça que teve seus primeiros criatórios no sul, berço da genética Angus brasileira, conquistou o país com o cruzamento industrial com as raças zebuínas, especialmente com a raça Nelore. As qualidades da genética Angus são ideais para o cruzamento, pois agregam precocidade, produtividade, fertilidade e qualidade de carne à rusticidade e adaptabilidade dos zebuínos. A raça Angus tem o maior rebanho taurino do país e a que mais vende sêmen no Brasil (51%), sendo grande parte comercializado para a região centro-oeste e norte, mostrando seu intenso uso no cruzamento e todas suas vantagens. As únicas raças que comercializaram sêmen em todos os estados brasileiros, em 2015, foram a Angus e o Nelore, lembrando que o rebanho do país é majoritariamente zebuíno.

Quer produtividade e qualidade de carne? ANGUS!

O Programa Carne Angus Certificada surgiu, em 2003, para valorizar a genética Angus e oferecer aos consumidores uma carne de qualidade diferenciada, garantida pela Associação Brasileira de Angus. Hoje, são 33 unidades frigoríficas distribuídas em 10 estados brasileiros que estão aptas a abater e certificar a carne angus. Os principais frigoríficos do país são parceiros do programa, são eles Marfrig, JBS, Minerva, VPJ alimentos, Frigol, Frigorífico Silva, CooperAliança, Cotripal, Frigorífico Verdi e São João. Além das marcas próprias destas indústrias temos as marcas da rede Zaffari, Walmart e Seara, sendo 15 marcas comerciais no total, direcionadas para boutiques de carnes, redes de varejo e restaurantes e redes de cortes prontos para preparo, contam com a certificação. Saiba mais AQUI.

Veja também: Receita de Entrecôte Angus com manteiga de ervas 

The following two tabs change content below.

Juh Chini

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Economista na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). Fundadora do Blog da Carne, Líder de Inteligência de Marketing na @Tech, viajante, palmeirense e apaixonada por churrasco, família, amigos e uma mesa de bar. "A vida é a arte do encontro!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *