jogo brasil eua

Abertura do mercado de carne bovina: Brasil e EUA

O que achou deste post?

Ainda neste primeiro semestre, os governos dos Estados Unidos e do Brasil devem inferir,  a abertura recíproca de mercados à carne bovina resfriada e congelada. Segundo a secretária de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tatiana Palermo, ainda restam negociações sobre saúde pública para a habilitação do Brasil à exportação de carne bovina in natura aos EUA.

Os Estados Unidos são o maior produtor e consumidor mundial de carne bovina. Em 2015, o país produziu 10,9 milhões de toneladas, ou 18,58% do total mundial de 58,4 milhões de toneladas. Os norte-americanos consomem 11,4 milhões de toneladas, ou 20,2% do consumo mundial de 56,5 milhões de toneladas.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial e o maior exportador de carne bovina do mundo. Produz carne de forma sustentável sendo exemplo para o mundo e garantindo produto de qualidade com escala capaz de atender qualquer mercado consumidor do mundo.

O “boi verde”, como é conhecido o gado brasileiro, produz carne saudável, com baixo teor de gordura, corroborando com as tendências de consumo nos mercados mais seletivos do mundo, como o norte-americano.

Os ajustes entre os dois países irão originar a definição de um modelo de Certificado Sanitário Internacional para resguardar os embarques do produto e a habilitação pelos Estados Unidos, baseado em indicação prévia do Mapa dos estabelecimentos brasileiros exportadores.

Após 15 anos de restrição, em Junho de 2015, os Estados Unidos publicaram a norma autorizando a importação de carne bovina in natura de 13 estados brasileiros (Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins) e do Distrito Federal.

“Espera-se que a abertura do mercado norte-americano seja mais um passo na busca do setor pecuarista em se consolidar como o maior e melhor produtor de carnes do mundo”, diz Tatiana Palermo.

Texto Adaptado: www.agricultura.gov.br

The following two tabs change content below.

Melina Cais

Melina Cais - Co-Fundadora do Blog da Carne. Engenheira Agrônoma Doutora pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora universitária na área de Bioenergia, Biocombustíveis e Mecanização Agrícola e Associada do Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *