foto

Benefícios da carne vermelha em todas as fases da vida

O que achou deste post?

Hoje vou falar um pouco sobre os diversos benefícios da carne vermelha na diferentes fases da vida.

  • Gestação: muito importante devido principalmente ao alto teor de ferro e vitaminas do complexo B, fundamentais para o bebê e para prevenção de anemias. O teor e a boa qualidades das proteínas também são de grande relevância para o crescimento de órgãos e tecidos. Um detalhe importante é que a carne, principalmente nessa fase, deve estar bem passada, evitando assim possíveis contaminações.
  • Bebês e crianças: ferro no controle de anemias. Proteínas, gorduras e vitaminas do complexo B importantes para o crescimento e desenvolvimento físico e intelectual. O mineral zinco também merece destaque, auxiliando na imunidade. Em bebês a introdução da carne pode ser feita a partir do sexto mês de vida, bem cozida e desfiada. Não há necessidade de peneira ou de liquidificador. O caldo da carne também é altamente nutritivo e pode ser utilizado em sopas, juntamente com a papinha. Pode ser congelado.
  • Adultos: devido ao alto teor de proteínas e gorduras auxilia na saciedade. Outro ponto importante é o teor de zinco e ferro que além do controle de anemias e auxílio na imunidade como já foi falado acima, tais minerais também são importantes para boa disposição e no controle do estresse já que são essenciais para o funcionamento de enzimas antioxidantes. As proteínas por serem de alto valor biológico contém todos os aminoácidos essenciais para produção de enzimas, tecidos, neurotransmissores entre outros.
  • Idosos: pelo fato de a dentição, mastigação e deglutição, muitas vezes estarem comprometidas, os idosos tem mais dificuldades em aceitar a carne. Dessa forma, é importante que estejam bem cozidas (inclusive pelo fato de contaminação), desfiadas ou moídas, juntamente com sopa, purês. Como já foi falado auxilia na prevenção de anemias, imunidade e pelo alto teor de proteínas auxilia na manutenção da massa muscular, já que nessa fase ocorre uma diminuição de tal tecido. Vitaminas do complexo B, altamente presentes na carne, são importantíssimas nessa fase, principalmente pela sua importância no sistema neurológico

Vale lembrar que a frequência de consumo e as porções corretas não são específicas apenas para cada fase, mas também para cada indivíduo, pois varia de acordo seus objetivos, nível de atividade física, sexo, presença de certas patologias, entre outros fatores. Para isso, procure um profissional nutricionista para melhor te orientar.

Boa semana a todos!

Texto por Letícia Donati

Nutricionista Clínica – USP/RP
CRN 3: 38854
Rua Bernardino de Campos, 1330, Vila Seixas
Ribeirao Preto-SP
Contato: (16)3636-3697   (16)99792-1300

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *