carne
O que achou deste post?

Acredito que seja do conhecimento de todos que as carnes são alimentos ricos em proteínas. E o que são as proteínas? São macromoléculas, formadas por aminoácidos, presentes em todos os seres vivos e que exercem diversas funções essenciais no organismo humano como:

  • Estrutural: colágeno, queratina, massa muscular
  • Hormonal: insulina
  • Enzimática: todas as enzima são proteínas!
  • Defesa: anticorpos
  • Transporte: hemoglobina
  • Nutrição: aminoácidos geram energia

Curiosidade: todas as proteínas corporais são produzidos a partir de mensagens que o nosso DNA manda para que determinados aminoácidos se juntem e formem as proteínas mais necessárias naquele momento. Claro que isso é um processo bem complexo!

Assim, os aminoácidos são vitais. Dentre eles, existem os essenciais e os não-essenciais. Os primeiros como o próprio nome diz são essenciais ao organismo e a única forma de adquiri-los é pela alimentação. Já os não essenciais, podem ser produzidos pelo nosso fígado através de outros aminoácidos essenciais.

Dentre as proteínas, existem dois grupos de classificação de acordo com a presença dos aminoácidos essenciais: as de alto valor biológico e as de baixo valor biológico. A primeira apresenta os aminoácidos essenciais em proporções adequadas. São as carnes, peixes, ovos e leite/derivados. Já a segunda não possuem uma proporção adequada de aminoácidos essenciais. Como as leguminosas e cereais integrais.

As carnes são o grupo de alimento mais ricos em proteínas de alto valor biológico. Apresentam, em média, em torno de 25-35g de proteína/100g de carne já cozida. Dentre os cortes mais ricos em proteínas, destaca-se o contra-filé, coxão mole, filé mignon, lagarto, miolo do alcatra, maminha, músculo e patinho. Ou seja, no geral, são os mesmos cortes mais magros também!

E quanto de proteína deve-se ingerir por dia? A recomendação da ingestão em média pela Sociedade Brasileira de Alimentação e  Nutrição (SBAN) é de 10-12% do valor calórico total da dieta. Outra recomendação para uma dieta normoproteica seria de 0,8 a 1,0g de proteína/Kg. Porém vale ressaltar que, a recomendação ideal deve ser feita por um nutricionista de maneira individual, após avaliação completa e de acordo com acordo com os objetivos de cada um.

Resumindo: carnes são alimentos riquíssimo em proteínas de alto valor biológico, as quais possuem ótimas proporções de todos os aminoácidos essências, os quais são fundamentais à vida já que, a partir deles os outros aminoácidos também são produzidos, e assim, todas as proteínas podem ser produzidas de acordo as nossa necessidades.

Carnes ->proteínas de alto valor biológico -> aminoácidos essências -> produção das proteínas necessárias.

Perceberam a importância dos aminoácidos, proteína e carnes?

Boa semana!

Fonte: Tabela de Composição de Alimentos, NEPA/UNICAMP – 4 ed. rev,. e ampl., 2011

 

Texto por Letícia Donati

Nutricionista Clínica – USP/RP
CRN 3: 38854
Rua Bernardino de Campos, 1330, Vila Seixas
Ribeirao Preto-SP
Contato: (16)3636-3697   (16)99792-1300

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *