carne in natura

Carne in natura, saiba mais dicas!

O que achou deste post?

Pode parecer óbvio mas muita gente ainda tem dúvida sobre o assunto. Os Alimentos in natura são aqueles naturais, ou seja, que não foram manufaturados e não passaram pela indústria. Carne fresca é considerada in natura. Para ter certeza que a carne é in natura, no momento da compra observar o tipo de alimento, verificar se a embalagem contém nome do fabricante, prazo de validade e carimbos dos serviços de inspeção. 

carne-810x446_c

A carne in natura estraga muito rapidamente, quando mal conservada. Se a carne estiver estragada, exija a troca ou o dinheiro de volta, você tem todo o direito! Para evitar o risco de comprar carne estragada é legal estar sempre atento à algumas dicas:

1) Comprar sempre em supermercados/açougues/casa de carnes que você conheça, que seja de procedência e que tenha boas condições de higiene. É importante observar tudo, desde as paredes, os balcões e principalmente a luz do lugar. A luz? Sim, se for vermelha, cuidado! Utilizar luz vermelha é ilegal,  pois muda a cor da carne fazendo-a parecer mais nova.

2) Sempre prestar atenção se a carne possui o carimbo roxo do SIF (Serviço de Inspeção Federal) e do SIP (Serviço de Inspeção Estadual), isto mostra que a carne foi aprovada pela fiscalização. Muito cuidado com a carne que não foi fiscalizada, pois poderá estar contaminada. Após a inspeção, no próprio açougue ou estabelecimento de comercialização, a carne também corre risco de contaminação, se ocorrer e você perceber algo errado, devolva, troque ou peça seu dinheiro de volta.

3) A cor da carne é muito importante. A carne bovina, quando estragada, apresenta cor esverdeada e odor podre forte. Quando a cor da carne estiver vermelho-vivo evite comprar, bem provável que foi utilizado um pó brando (sulfito de sódio)  nela para esconder sua má qualidade.

4) Sebos e pelancas não devem ultrapassar 10% do total do peso da carne.

5) As carnes devem ser vendidas com a identificação da origem, etiqueta-lacre, contendo o número do Serviço de Inspeção, nome do frigorífico e origem, data de embalagem e de validade, sexo e tipo de animal.

6) Linguiça, Salame, Presunto, entre outro embutidos, não podem ter manchas ou bolhas no interior da embalagem. Bolhas significam presença de oxigênio no produto, o qual pode desencadear o desenvolvimento de microrganismo patogênicos. 

7) Quando a carne é embalada com plástico e o ar todo é retirado,  são carnes embaladas a vácuo. Se você notar dentro da embalagem um líquido, manchas esverdeadas ou se a carne estiver solta nos pacotes, evite comprar.

carne-bovina-exportação-679x523

 

The following two tabs change content below.

Melina Cais

Melina Cais - Co-Fundadora do Blog da Carne. Engenheira Agrônoma Doutora pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora universitária na área de Bioenergia, Biocombustíveis e Mecanização Agrícola e Associada do Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *