mulher

Carne vermelha e saúde da mulher

O que achou deste post?

Olá pessoal, hoje irei falar um pouco sobre a importância do consumo da carne vermelha e seus benefícios para a saúde da mulher.

Primeiramente, um dos pontos de maior destaque é a questão de que as mulheres em idade fértil, aproximadamente entre os 13 e os 50 anos, possuem uma maior necessidade de ferro, mais do que o dobro, quando comparado com os homens da mesma faixa etária, pelo fato de todo mês perderem sangue pela menstruação. E como todos já sabem a carne vermelha é um alimento riquíssimo em ferro, principalmente em ferro heme, mais biodisponível, ou seja, mais bem aproveitado pelo organismo do que o ferro presente nos vegetais.

Por ser um alimento fonte de proteínas, auxilia na manutenção da massa muscular, mantendo um gasto energético de repouso maior e melhorando a proporção músculo/gordura, importante em todas as faixas etárias, principalmente, após a menopausa, já que os músculos são fundamentais para boa saúde óssea, a qual tende a ficar mais debilitada pela diminuição dos hormônios.

A mulher, atualmente, possui uma rotina extremamente atribulada, filhos, marido, trabalho, casa, etc e precisa de muita disposição para encarar isso tudo, e como já foi falado várias vezes, as vitaminas do complexo B são fundamentais para a produção de energia. Há também diversos estudos mostrando que tais vitaminas auxiliam no combate dos sintomas de TPM e depressão.

Com essa correria do dia-dia e com uma grande responsabilidade nas costas, o nível de estresse entre as mulheres também tem aumentado. Nesse quadro, também aumentam-se as necessidades de enzimas antioxidantes com o intuito de combater os radicais livres produzidos pelo estresse. Assim, como já foi falado em posts anteriores, as necessidades de ferro, selênio e de zinco (amplamente presentes na carne vermelha) também aumentam, pois algumas enzimas antioxidantes são dependentes de tais minerais.

Outo quesito de grande queixa e desejo entre as mulheres é em relação à saúde do cabelo e das unhas. E também, nesse ponto, a carne pode ser uma grande aliada, pelo fato de ser fonte de zinco, ferro e proteínas, nutrientes essenciais para tais anexos. O colágeno, uma molécula de extrema relevância tanto para unha quanto para o cabelo e também para a pele, por ser uma proteína, depende de aminoácidos vindos da dieta, para sua produção, assim a carne auxilia na formação do colágeno, já que é uma proteína de alto valor biológico, possuindo assim, todos os aminoácidos essenciais. 

Com relação às gestantes, já foi falado em um post exclusivo no final de Julho, sobre essa fase tão mágica na vida da mulher.

Lembrando sempre que, as recomendações são individuais de acordo com as necessidades de cada um, presença ou não de alguma patologia, idade, nível de atividade física, etc. Procure sempre um profissional nutricionista para te auxiliar.

 

Boa semana a todos!

Letícia Donati

Nutricionista Clínica – USP/RP
CRN 3: 38854
Rua Bernardino de Campos, 1330, Vila Seixas
Ribeirão Preto-SP
Contato: (16)3636-3697   (16)99792-1300

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *