homem

Carne vermelha e saúde do homem

O que achou deste post?

Olá pessoal! Aproveitando o mês do Novembro azul, hoje irei falar um pouco sobre a importância do consumo da carne vermelha e seus benefícios para a saúde do homem.

É muito difícil achar um homem que não gosta de um churrasco, de comer uma carne, não é mesmo?! A prevalência do consumo de carne é realmente maior nos homens. Segundo o Vigitel, 2016 (Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico, o consumo de carne com excesso de gordura por homens é o dobro do que em mulheres (43,1% contra 22,5%)

Primeiramente, os homens por possuírem mais tecido muscular que as mulheres, necessitam de uma quantidade de proteínas um pouco maior também, inclusive os idosos, já que os músculos são fundamentais para boa saúde óssea, a qual tende a ficar mais debilitada, e como todos já sabem, as carnes são ótimas fontes de proteínas de boa qualidade.  

O aumento das responsabilidades, da correria do dia-dia, o nível de estresse entre os homens tem aumentado significativamente. Nesse quadro, também aumentam-se as necessidades de enzimas antioxidantes com o intuito de combater os radicais livres produzidos pelo estresse. Assim, como já foi falado em posts anteriores, as necessidades de ferro, selênio e de zinco (amplamente presentes na carne vermelha) também aumentam, pois algumas enzimas antioxidantes são dependentes de tais minerais.

Além disso, os mineiras falados acima, juntamente com as vitaminas do complexo B, amplamente presentes na carne, são essenciais para mais energia e disposição para encarar o dia-dia.

Outro ponto importante é que, a presença do colesterol na carne vermelha também é importante para a saúde dos homens pois tal molécula é fundamental para a formação da testosterona, principal hormônio masculino. Mas atenção! O consumo exagerado de carne não aumentará os níveis de testosterona e poderá trazer problemas de saúde. 

Alguns estudos tem mostrado que o consumo de carne vermelha pode aumentar as chances do surgimento de alguns cânceres. Porém, vale ressaltar que a quantidade, o tipo de corte e a frequência desse consumo é de extrema importância nessa associação. Além disso, outros fatores e hábitos também estão envolvidos também, como cigarro sedentarismo, consumo de outras substâncias nocivas.  

Vale lembrar que, apesar de a carne vermelha ser muito importante para a saúde do homem, atenção ao consumo excessivo e de cortes gordurosos. Equilíbrio! 

Todas as recomendações são individuais de acordo com as necessidades de cada um, presença ou não de alguma patologia, idade, nível de atividade física, etc. Procure sempre um profissional nutricionista para te auxiliar!

   

Boa semana a todos!

Letícia Donati

Nutricionista Clínica – USP/RP
CRN 3: 38854
Rua Bernardino de Campos, 1330, Vila Seixas
Ribeirão Preto-SP
Contato: (16)3636-3697   (16)99792-1300

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *