image

Carne vermelha e sua importância na gestação

O que achou deste post?

Hoje o assunto é de interesse às futuras mamães: a importância da carne vermelha na gestação.

É um período em que a demanda por nutrientes torna-se muito maior para que o embrião/feto tenha um ótimo crescimento e desenvolvimento.

Apesar de ser necessária a suplementação de polivitamínicos, a alimentação adequada deve ser prioridade da gestante, já que os nutrientes vindos dos alimentos possuem uma melhor absorção, e claro que, a carne vermelha ganha destaque também nessa fase.

Um dos pontos principais aspectos é a ingestão de ferro, visto que é comum o quadro de anemia nas gestantes, o que é prejudicial ao feto em inúmeros aspectos, principalmente pois a falta de tal mineral dificulta o transporte de oxigênio aos tecidos. Durante a gestação, o feto armazena ferro que serão importantes para os primeiros meses de vida.

As vitaminas do complexo B, também são fundamentais nessa fase, dentre elas o destaque maior é para a B9, conhecida também como ácido fólico, essencial para a formação do tubo neural, a qual deve ter sua ingestão correta e até mesmo suplementação antes mesmo da concepção. Vitamina B12, também de grande relevância para saúde materno-infantil. Assim como a B6 ganha destaque principalmente na prevenção da depressão pós-parto.

roda alimentos
Programa Harvard Medical School Portugal

Como todos já sabem, a carne vermelha é rica em proteína de alto valor biológico as quais contém todos os aminoácidos essências para o desenvolvimento físico, cerebral e de todos os órgãos e também do crescimento adequado.

O zinco também é um mineral que merece uma atenção maior visto que é fundamental no processo de diferenciação celular


Boa semana a todos!

Letícia Donati

Nutricionista Clínica – USP/RP
CRN 3: 38854
Rua Bernardino de Campos, 1330, Vila Seixas
Ribeirao Preto-SP
Contato: 3636-3697   99792-1300

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *