complexo b media

CARNE VERMELHA E VITAMINAS DO COMPLEXO B

O que achou deste post?
Já falamos da importância da carne em termos de proteínas, ferro, desvendamos o medo em relação a gordura, e hoje iremos falar sobre as vitaminas do complexo B.
As vitaminas do complexo B, correspondem à um grupo de oito vitaminas (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12), as quais como o próprio nome diz, fazem parte de um complexo, estando interligadas de alguma maneira. Possuem funções diversas e de extrema importância a nossa saúde, como por exemplo: combate a anemia, cansado e fadiga, atuação na produção de energia, no metabolismo de carboidratos, proteína e gorduras, síntese de DNA, na memória, na saúde cardíaca, neurológica, do cabelo e da pele, melhora de humor (produção de serotonina), formação do tubo neural nos fetos, entre diversas outras. Estão presentes em diversos tipos de alimentos, animais, vegetais, cereais.
Dentre os animais, as carnes correspondem a um grupo de grande relevância, principalmente quando falamos da vitamina B12 (cobalamina), fundamental para a produção de energia, síntese de DNA, prevenção de doenças cardíacas e principalmente na prevenção da anemia, a qual só é encontrada em alimentos de origem animal e dentre eles a carne vermelha merece um grande destaque.
download
As vitaminas B1, B2, B7 e principalmente a B3 (Niacina), a qual atua na produção de energia, atuação no sistema nervoso central, combate a dermatite, a irritabilidade, controle do colesterol ruim) e B9 (ácido fólico), fundamental para o desenvolvimento do tubo neural de fetos, prevenção de anemias, e de doenças cardíacas) possuem teores relevantes na carne vermelha. DICA: como são vitaminas hidrossolúveis, quanto menos água utilizarmos no seu cozimento melhor, pois serão mais preservadas na carne.
Assim, ganham destaques, os assados e os grelhados. Como pôde ser visto, as vitaminas do complexo B, por possuírem diversas funções, são importantes em todas as faixas etárias, ambos os sexos, em qualquer grupo populacional, com destaque maior para os atletas já que possuem um gasto energético maior e um metabolismo mais acelerado. Assim, mais uma vez, a carne vermelha ganha destaque na nutrição humana, dessa vez como um alimento fonte de vitaminas do complexo B, essenciais à nossa saúde.
 
Boa semana!

Texto por Letícia Donati

Nutricionista Clínica – USP/RP
CRN 3: 38854
Rua Bernardino de Campos, 1330, Vila Seixas
Ribeirao Preto-SP
Contato: (16)3636-3697   (16)99792-1300

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *