le 17

Como comprar e armazenar de maneira correta a carne vermelha

O que achou deste post?

Olá pessoal, hoje irei falar um pouco e dar algumas dicas sobre como escolher bem sua carne no mercado/açougue, como armazena-la de maneira correta para que não estregue e para que mantenha suas propriedades nutricionais.

 

Na hora da compra:

Devemos ficar bem atentos quanto a aparência da carne. Ela deve estar lisa e bem vermelha sem nenhum ponto/mancha verde, o que pode significar uma possível contaminação. Outro ponto importantíssimo é a higiene do lugar, dos açougueiros.

Para aqueles alimentos que ficam nas prateleiras, verifique a data de validade, quando foi o abate e a data de embalagem. Opte por aqueles mais recentes/frescos. Porém, as regras ditas acima sobre a aparência devem vir em primeiro lugar, ou seja, caso a carne esteja na validade porém com aspecto suspeito, não compre!

Carnes picadas costumam ter sua vida de prateleira mais curta pois, tem uma maior superfície de contato com o meio externo o que favorece a contaminação.

Verifique também se os refrigeradores estão numa temperatura adequada (menos de 5C).

Opte sempre por carne moída na hora, na sua frente. 

Conservação e armazenamento em casa:

Ao chegar em casa, caso não vá preparar aquela carne em 2 dias é importante que congele-a.

DICA: peça ao açougueiro que corte em bifes/filés ou faça você mesmo ao chegar em casa, antes de congelar, já retirando a gordura, e separe-os um a um com um papel manteiga, para que, na hora em que quiser descongelar, já estará na porção correta. Da mesma forma, faça com a carne moída, já separe-a em saquinhos com a porção correta (retire ao máximo o ar). Interessante também que, etiquete as porções, anotando o tipo de carne, a quantidade e a data em que foi congelada. Para que, quando quiser descongelar, prefira aquela que já esta mais tempo no congelador.

Descongelamento seguro: na geladeira ou diretamente no fogo ou no microondas. Nunca deixe sobre a pia, pois o perigo de contaminação é maior, devido ao fato de a temperatura ambiente ser propícia à proliferação de microoganismos.

Antes do preparo, verifique o odor, pois um cheiro muito forte significa deterioração. É importante também, que verifique novamente a aparência/coloração.

Você também pode preparar/cozinhar a carne e congela-la, com o mínimo possível de tempero, pois ao serem congelados têm o seu sabor intensificado. Uma vez descongelada não se deve congelar novamente.

Tempo de duração no congelador: aproximadamente 9 meses

Boa semana a todos!

Letícia Donati

Nutricionista Clínica – USP/RP
CRN 3: 38854
Rua Bernardino de Campos, 1330, Vila Seixas
Ribeirão Preto-SP
Contato: (16)3636-3697   (16)99792-1300

The following two tabs change content below.

Melina Cais

Melina Cais - Co-Fundadora do Blog da Carne. Engenheira Agrônoma Doutora pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora universitária na área de Bioenergia, Biocombustíveis e Mecanização Agrícola e Associada do Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *