saudavel

Como ter uma alimentação saudável no churrasco?

O que achou deste post?

Olá pessoal, tudo bem?

Ouço na clínica, muitas pessoas falando que deixam de ir à eventos, festas incluindo os churrascos com amigos e familiares pois estão tentando perder peso. Porém, sempre oriento que não há necessidade disso, pois dá sim, para ir, se alimentar bem e ter bons momentos sem sair do foco

Um dos pontos mais importantes é ter um controle maior para evitar ficar beliscando toda a hora, já que o belisco é um dos piores erros alimentares que se tem, pois parece que estamos comendo bem pouquinho, mas se somarmos todos esses “pouquinhos”, acabamos excedendo bastante, principalmente porque tais beliscos sempre são alimentos mais calóricos, ricos e gordura, sódio como queijos, amendoim, embutidos, salgadinhos, pães. Até mesmo a carne, evite ficar beliscando-a toda hora. DICA: evite ficar próximo a churrasqueira!!

O ideal, no churrasco, é fazer um prato como se fosse uma refeição completa com salada, vinagrete, carnes e um carboidrato a sua escolha como arroz ou pão ou pão de alho ou farofa ou mandioca. Se possível, opte pelos integrais (arroz e pão)

Outra dica legal é fazer aperitivos mais saudáveis e leves como carpaccio de abobrinha ou de berinjela ou de rabanete, pepino/cenoura em palito com limão/gelo, tomate cereja, guacamole com torradinhas, mix de castanhas, queijo fresco/ricota com orégano e azeite e levar. Com certeza todos irão adorar! Ainda mais no calor, super refrescante! Salada de folhas também é excelente, pois o alto teor de fibras auxilia na saciedade. Procure comê-la antes. Aproveite também que a churrasqueira esta acessa e grelhe legumes como abobrinha, berinjela, pimentão, tomate, cebola.

Em relação as carnes, opte pelas mais magras, retire a gordura aparente, linguiça prefira as simples, sem recheio e se possível as caseiras. Lombinho de porco, alcatra, maminha são boas opções.

Evite demais preparações calóricas como massas, frituras, pratos diferentes como escondidinho, estrogonofe, etc. No dia do churrasco, é só churrasco!

Outro ponto importante é em relação à digestão, já que a carne vermelha é um alimento um pouco mais difícil de ser digerido. Primeiramente, mastigue devagar e evite beber juntamente com a refeição (quando fizer o seu prato). Frutas como mamão e abacaxi (pode ser com canela na própria churrasqueira) auxiliam bastante na digestão. Chá de hortelã também é um excelente digestivo.

Vale lembrar que, as bebidas alcóolicas que sempre acompanham o churrasco também são bastante calóricas. Opte por suco naturais/polpa, água de coco e claro, a água, a qual pode ser saborizada como rodelas de laranja, limão, maçã, hortelã, gengibre, canela, cravo, etc

Claro que tudo é equilíbrio. Mas se você é uma pessoa com uma vida social intensa, que sempre é convidado para churrascos, vale a pena seguir as dicas  acima!

Boa semana a todos!

Letícia Donati

Nutricionista Clínica – USP/RP
CRN 3: 38854
Rua Bernardino de Campos, 1330, Vila Seixas
Ribeirão Preto-SP
Contato: (16)3636-3697   (16)99792-1300

 

5 Comentários

  1. Prezados(as),

    Não achei legal o Título, pois com eles vocês estão afirmando que Churrasco não é Saudável !!
    Existem inúmeras Publicações , Nutricionistas revendo seus conceitos, Dietas e Pesquisas que mostram que a Carne Vermelha tem sido injustiçada por décadas !!

    #prontofalei

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *