Arquivo 000 16

Conheça as particularidades entre as raças – Nelore

O que achou deste post?

O Blog da Carne inicia uma série de artigos sobre as particularidades das raças

Antigamente, você ia no açougue, no mercado e pedia uma contrafilé, uma maminha e ponto. De repente, começou um burburinho de um tal de Angus, que ninguém sabia o que era, mas associava à qualidade e, em muitos casos, até achava que era uma marca. Depois, de fato, vieram as marcas e, com elas, a diferenciação. E então, passaram a falar de raças e uma tal de wagyu fez tanto sucesso que mesmo quem nunca comeu, arrisca falar que é bom. O wagyu é o caviar das carnes.

E eu adoro a carne da raça wagyu, embora não consiga, por motivos financeiros (já que é muito cara), comer com frequência. Mas, acho que um ponto muito importante que deve ser considerado é que a pecuária brasileira está avançando tanto em termos de genética, nutrição e bem estar animal, que a maioria das raças trabalhadas conseguem alcançar uma qualidade de excelência. Porém, reitero que qualidade é uma combinação de fatores.

Mas, você sabe quais as particularidades entre as raças?

Como um portal de #InformaçãoBemPassada, vamos trazer um especial contando um pouco sobre cada raça e depois fechar com um comparativo. Como estreia, vamos falar da raça brasileira mais comum.

O Nelore é o nome de um distrito da antiga Província de Madras, Estado de Andra, situada na costa oriental da Índia, onde foram embarcados os primeiros animais para o Brasil. Os animais Nelore apresentam estado geral sadio e vigoroso, com temperamento é ativo e dócil, com pelagem branca ou cinza-clara, sendo que os machos apresentam o pescoço e o cupim normalmente mais escuros. A pele é preta ou escura e os claros.

fonte-semen-bovino-nelore
Fonte: Sêmen Bovino

Hoje, estima-se que o Brasil possui um rebanho com mais de 200 milhões de bovinos de corte e leite criados a pasto, dos quais 80% do gado de corte é Nelore ou anelorado, o que equivale a mais de 100 milhões de cabeças. Este é o retrato de um trabalho que deu certo, a partir do desenvolvimento de know-how tecnológico próprio e ganhos progressivos de excelência em qualidade, ao natural, em plena harmonia com o meio ambiente.

O Nelore brasileiro, além de ser considerado hoje como um patrimônio legitimamente nacional, como o carnaval, o futebol, a caipirinha e o churrasco, pode ser considerado como a grande vitória da carne brasileira. Carne saudável e natural, exportada para mais de 146 países e cada vez mais demandada por consumidores esclarecidos do mundo todo.

Fonte: @rrbarcellos
Fonte: @rrbarcellos

Nelore Natural

O Programa de Qualidade Nelore Natural – PQNN é um conjunto de normas e procedimentos para garantir o padrão de carcaças bovinas, sistemas de cria, sistemas de engorda e reprodutores da raça Nelore. A proposta é oferecer ao mercado um produto diferenciado por sua padronização e qualidade controlada.

Os animais devem ser mantidos a maior parte de sua vida alimentando-se de forrageiras, com ou sem suplementação, sendo que no período de terminação para o abate, podem receber dietas totais ou parciais em cochos, respeitando-se a legislação vigente.

O PQNN já alcançou números que o colocam como o maior programa de qualidade de carne já implementado no país. Esta é uma vitória do agronegócio nacional. E este sucesso, deve ser creditado aos criadores, recriadores e invernistas que acreditaram, e continuam acreditando, na diferenciação pela qualidade. Às empresas de insumos que investem e apoiam a operacionalização do Programa. Às indústrias frigoríficas e aos estabelecimentos de varejo que permitem a materialização do projeto e premiam os produtores pela qualidade de seus animais.

Além do Nelore Natural, há outras iniciativas para diferenciar a raça, tornando-a cada vez melhor.

Dry aged de Nelore. Fonte: @meatbox
Dry aged de Nelore.
Fonte: @meatbox

Como saber qual a raça da carne que eu compro?

Algumas marcas e embalagens (em lojas) evidenciam as raças. Outras não. No caso das lojas, açougues, mercados e marcas, pesquise no website, converse com o gestor, açougueiro. Eles sempre serão seu ponto de referência no momento da compra.

 

The following two tabs change content below.

Juh Chini

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Economista na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). Fundadora do Blog da Carne, Líder de Inteligência de Marketing na @Tech, viajante, palmeirense e apaixonada por churrasco, família, amigos e uma mesa de bar. "A vida é a arte do encontro!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *