depositphotos 103294286 stock photo seniors having barbecue

Consumo de carne vermelha na saúde do idoso

O que achou deste post?

Semana passada falei sobre a importância da carne na saúde das crianças e hoje falarei da sua importância na saúde do idosos, os quais tem sua expectativa de vida cada vez maior. E claro que essa vida longa tem que ser com saúde e todos já sabem que a alimentação tem tudo a ver com isso!

Como já foi falado em post anteriores a carne vermelha é um alimento altamente nutritivo e que merece um destaque especial no idoso.

Essa faixa etária é a mais vulnerável a perda de massa muscular conhecida como sarcopenia, a qual pode levar a outros problemas, como por exemplo, fraqueza e maiores chances de fraturas ósseas e suas complicações. Porém, pode ser prevenida ou melhorada com exercícios de força e aumento da ingestão de proteínas e, como já foi falado, a carne vermelha é um alimento riquíssimo em proteínas de alto valor biológico, ou seja, uma grande aliada nesse combate.  

O ferro, assim como em todas as faixas etárias, evita a anemia. Já o mineral zinco é importantíssimo no sistema imunológico, auxiliando assim na prevenção de doenças. Além disso, também atua com uma enzima antioxidante prevenindo a produção excessiva de radicais livres e consequentemente de algumas doenças e também no envelhecimento celular.

Outro ponto importante é em relação as vitaminas do complexos B, de extrema importância no idoso, visto que sua deficiência esta relacionada a distúrbios hematológicos (anemias), neurológicos (Parkinson, Alzheimer, memória, produção de neurotransmissores como a serotonina, depressão) e cardiovasculares como por exemplo a redução da homocisteína, que é um composto relacionado com o aparecimento da aterosclerose.

Um ponto que devemos ter uma atenção maior é em relação a consistência da carne, já que os idosos possuem a mastigação, a deglutição e a digestão mais debilitadas. Assim, cozinhe bem a carne, faça desfiada ou moída (com purês, por exemplo), evite carnes secas, prefira mais molhadinha com molhos ou com o próprio caldo, o qual é muito nutritivo. Músculo é um ótimo corte para ser adicionado à sopas. Por serem um grupo populacional mais vulnerável a infecções, inclusive as alimentares, evite oferecer aos idosos carnes mal passadas/carppacios. 

Pelo fato de a grande maioria já possuir algum probleminha de saúde, prefira cortes mais magros, evite carne seca e embutidos, pelo alto teor de sódio. 

Boa semana a todos!

Texto por Letícia Donati

Nutricionista Clínica – USP/RP
CRN 3: 38854
Rua Bernardino de Campos, 1330, Vila Seixas
Ribeirao Preto-SP
Contato: (16)3636-3697   (16)99792-1300

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *