bariátrica

Consumo de carne vermelha no paciente bariátrico

O que achou deste post?

Olá pessoal, hoje irei falar um pouco sobre a importância do consumo da carne vermelha no paciente que passou por uma cirurgia bariátrica (“redução do estômago”).

Tal cirurgia vem sendo cada vez mais utilizada como um recurso no combate a obesidade grave e suas comorbidades (doenças associadas como diabetes, pressão alta, apneia, doenças cardíacas, etc)

Existem três tipos básicos de cirurgias bariátricas: restritivas, mistas e disabsortivas.

  • Restritivas: diminuem apenas o tamanho do estômago (Banda Gástrica Ajustável, Gastroplastia Vertical com Bandagem ou Cirurgia de Mason e a Gastroplastia Vertical em “Sleeve”).
  • Disabsortiva: desvio do trânsito intestinal, diminuindo a superfície de absorção dos nutrientes e de calorias
  • Mista: redução do tamanho do estômago e um desvio do trânsito intestinal

Quanto mais disabsortiva for a cirurgia, maior a chance de deficiências nutricionais. Apesar de a suplementação com polivitamínicos ser recomendada, a alimentação adequada é fundamental para prevenir desordens nutricionais, dentre elas, as mais comuns são: anemias (por deficiência de ferro, B12, B9), proteínas (há uma grande perda de massa muscular), deficiência de cálcio, zinco, entre outros.

Como já foi falado várias vezes aqui no blog e todos já sabem, a carne vermelha é um alimento riquíssimo em proteínas, ferro e outros minerais como o zinco e vitaminas, principalmente as do complexo B. Dessa forma, o consumo de carne deve ser incentivado, auxiliando, juntamente com outras estratégias nutricionais, na prevenção de tais deficiências  

Entretanto, é comum o relato de pacientes que passam a ter baixa aceitação e baixa tolerância a carne vermelha, principalmente pelo fato de ser um alimento de mais difícil digestão. Assim, opte sempre por cortes mais magros, retire toda a gordura aparente, cozinhe bem (não coma crua ou mal passada), coma pequenas porções, prefira desfiadas, moída e mastigue bastante.  

Muito importante que procure sempre um profissional nutricionista para melhores orientações.

Boa semana a todos!

Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Letícia Donati

Nutricionista Clínica – USP/RP
CRN 3: 38854
Rua Bernardino de Campos, 1330, Vila Seixas
Ribeirão Preto-SP
Contato: (16)3636-3697   (16)99792-1300

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *