boi

CORTES DE CARNE BOVINA E TEORES DE GORDURA

O que achou deste post?

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje vamos falar um pouco sobre o teor de gordura nos diversos tipos de cortes.

É do conhecimento de todos que as carnes são alimentos riquíssimos em ferro, zinco, vitaminas e proteínas de alto valor biológico importantes ao nosso organismo. Porém, um ponto de maior preocupação da população seria em relação ao teor de gordura da carne vermelha

Sim, carnes são fontes de gordura, porém não é por esse motivo que deixaremos de ingeri-la, até porque segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um consumo de até 10% do valor calórico total da dieta vindo de gordura saturada, não traz malefícios a nossa saúde. O problema esta em passar desse percentual, ou seja, ter um consumo muito frequente e em grandes quantidades. Lembre-se: moderação sempre! Aliás, não só com a carne, mas também com todos os alimentos

Outro ponto importante e de grande relevância, é que devemos ficar atentos principalmente na hora da compra, já que o teor de gordura varia de um corte para o outro. Prefira os mais magros, claro. Porém, os cortes mais gordos não estão proibidos, apenas consumo-os com uma frequência menor e, conforme já foi dito, sem exageros! Aprecie! 

Compare as tabelas abaixo e se organize na hora das compras!

Cortes mais MAGROS e teor de gordura (g) por 100g da carne já cozida/grelhada/assada:

Patinho7,3
Maminha2,4
Músculo6,7
Lagarto9,1
Filé Mignon8,8
Coxão duro8,9
Coxão mole8,9

Fonte: Tabela de Composição de Alimentos, NEPA/UNICAMP – 4 ed. rev,. e ampl., 2011

 

Cortes mais GORDUROSOS e teor de gordura (g) por 100g da carne já cozida/grelhada/assada:

Acém10,9
Alcatra12,0
Capa do conte filé20
Cupim28,6
Picanha19,5
Fraldinha26,0
Costela27,7
Ponta de peito27,0
Carne seca21,9

Fonte: Tabela de Composição de Alimentos, NEPA/UNICAMP – 4 ed. rev,. e ampl., 2011

 

Outra dica é: retire toda a gordura aparente das carnes antes mesmo do preparo, pois já auxilia bastante na redução do teor.

Perceberam que uma alimentação saudável também pode ser gostosa? Não deixe de aproveitar os inúmeros benefícios da carne vermelha, apesar do teor de gordura  Basta termos conhecimento, saber escolher bem os alimentos, no caso os cortes mais magros, e principalmente, ter moderação e equilíbrio sempre!!

Boa semana!

Letícia Donati

Nutricionista Clínica – USP/RP
CRN 3: 38854
Rua Bernardino de Campos, 1330, Vila Seixas
Ribeirao Preto-SP
Contato: (16)3636-3697   (16)99792-1300

4 Comentários

  1. Como as coisas mudam, durante décadas fomos ensinados que a gordura animal é péssima e a gordura vegetal é ótima..
    Pois se sabe agora que é rigorosamente o contrário e mais a melhor dieta disparada é a carnívora. Carbohidratos só trazem problemas de saúde, vegetais aspas. Humanos são carnívoros. Porem podemos comer plantas mas apenas em caso de falta de carne.

     
  2. Não é que os carbohidratos engordam, é que fazem mal à saúde, provocam inflamações crônicas no corpo todo! Provocam resistência a insulina! Vegetais aspas idem estao cheios de substancias toxicas produzidas por elas mesmo, como oxalatos e varias outras…por isso vemos os problemas de saúde crescendo de forma galopante na população.

     
  3. Agora , se sabe tb que a carne gorda é melhor que a carne magra…quem diria!!

     
  4. A dieta carnívora literalmente cura problemas intestinais, depressão, artrites, para quem tem alergias diversas esta dieta resolve em 100%…dá clareza mental..faz perder peso sem sacrifício, pois pode comer qt queira. Dá saciedade como nenhum outro alimento… Acaba com diabetes tipo2, acaba com obesidade.. Regula pressão arterial….ou seja fomos enganados por décadas e décadas e décadas… por um sistema que nos quer ver a comer todo o tipo de ultra processados que só nos faz pessimamente mal e nos obriga a tomar caminhões de remédios para amenizar o que nos mata….pesquisa no youtube por dieta carnívora.. Infelizmente tem pouca coisa em português, mas tem muita coisa em inglês…. Como sempre , eles na frente…

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *