receita carne panela economica

Diferentes formas de apresentação da carne

O que achou deste post?

Olá pessoal, para que o consumo da carne não fique sempre na mesmice do bife, hoje irei falar um pouco sobre as diferentes formas de apresentação da carne, suas vantagens e desvantagens, para que variem mais. Espero que gostem!

  • Bife:

Vantagens: mais comum, de fácil preparo e mais fácil de ser porcionado.

Desvantagem: pode ficar mais seco

Dicas: evite fritar, prefira grelhar ou cozinhar. Fica mais saboroso com alho, cebola, pimentão, tomate, brócolis, ervilha, etc Cortes mais altos como medalhões ficam mais macios. Bife a role recheados com legumes, castanhas, queijos também é uma ótima opção para variar

  • Carne moída:

Vantagens: saborosa, feita com carne mais magra (geralmente patinho), propicia uma carne mais molhada. Também é de boa aceitação e de mais facil mastigação sendo ótima para crianças e idosos

Dicas: pode ser incluída em massas, recheio de panquecas, berinjelas/pimentão/abobrinhas. Também da para cozinha-la junto com diversos legumes de sua preferência como cenoura, batata, batata doce, ervilha, brócolis, chuchu, abobrinha, pimentão, etc.

  • Carne de panela:

Vantagens: saborosa e suculenta

Desvantagem: maior tempo de coccão

Dicas: também da para cozinha-la junto com diversos legumes de sua preferência como cenoura, batata, batata doce, ervilha, brócolis, chuchu, abobrinha, pimentão, etc.

  • Hambúrguer:

Vantagens: fácil preparo, crianças adoram. Dá para comer juntamente com a comida ou em lanches 

Dicas: faça caseiros. Evite os congelados (muita gordura). Utilize, de preferência, carnes magras como patinho. Prefira assar/grelhar ou invés de fritar. Pode adicionar aveia, castanhas moídas, cenoura/beterraba raladas, temperos secos. Podem ser congelados individualmente.

Almôndegas: mesmo jeito, outro formato

  • Carpaccio:

Vantagem: não há adição de nenhuma gordura/óleo no seu preparo 

Desvantagem: por ser carne crua, deve ser evitada por crianças, gestantes, idosos e pessoas imunodeprimidas, pelo maior risco de contaminação. Assim que descongelada, já sirva. Não deixe muito tempo em temperatura ambiente.

  • Milanesa:

Vantagem: mais saborosa

Desvantagem: adição de gordura/óleo (fritura), farinha e ovo, o que torna  a preparação bem calórica.

Dica: assar ao invés de fritar, já melhora muito. Outra dica legal é fazer o empanado com farinhas mais saudáveis como farinha integral, de aveia, amêndoas, flocos de quinua e até mesmo acrescentar sementes no empanados como gergelim, linhaça. Coloque para assar.  

Esse método de preparo deve ser o mais restrito, principalmente para pessoas que desejam perder peso e para aqueles com problema de dislipidemias (colesterol, triglicérides altos), cardíacos, diabéticos (farinha)

 

Boa semana a todos!

 

Letícia Donati

Nutricionista Clínica – USP/RP
CRN 3: 38854
Rua Bernardino de Campos, 1330, Vila Seixas
Ribeirão Preto-SP
Contato: (16)3636-3697   (16)99792-1300

 

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *