embrapa

Embrapa contesta dados sobre emissão de gases na pecuária

O que achou deste post?

Foto de capa: Ernesto de Souza/Ed. Globo

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) contestou os dados divulgados na semana passada pelo Observatório do Clima, que atribuem ao setor agropecuário 69% das emissões de gases de efeito estufa. “Esses levantamentos consideram apenas a emissão de gases por parte da pecuária. Não levam em conta a mitigação de gases pela incorporação e estoque de carbono no solo em pastagens bem manejadas, a eficiência de raças precoces, que reduzem a permanência do gado no pasto”, disse Cleber Oliveira Soares, veterinário e chefe geral da Embrapa Campo Grande (MS).

Segundo Soares, a pecuária tem evoluído ao ponto de ser a cultura que mais contribui, no Brasil, com o efeito poupa-terra: “São 600 milhões de hectares nos últimos 40 anos. Isso é um fato. Os sistemas de produção eficientes têm contribuído para mitigar e promover o crédito de carbono. O pasto bem manejado, por exemplo, estoca carbono no solo, assim como as florestas plantadas e o plantio direto. Esses fatores positivos não são divulgados”, acrescenta Soares.

O chefe da Embrapa cita a pesquisa realizada pela Kleffman, publicada na edição de novembro de Globo Rural. Segundo o estudo, a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), já ocupa 11.5 milhões de hectares, mostrando que o Brasil já alcançou um dos compromissos estabelecidos no INDC (Contribuições Nacionalmente Determinadas Pretendidas), apresentado na Conferência do Clima em dezembro passado em Paris.

Para Soares, há informações, divulgadas sem embasamento científico, que colocam a pecuária como vilã do aquecimento global. “Estou calejado. Acredito que um dos desafios do agro é mostrar a correlação entre a ciência e o alimento. O Brasil foi de importador a exportador de alimentos graças a tecnologia de ponta usada nas última décadas. A produtividade cresceu aceleradamente sem aberturas de novas áreas”, disse o pesquisador.

Segundo ele, a sociedade não percebeu ainda a importância do país como produtor de alimentos tanto para o mercado interno como para o internacional. “Um bife tem ciência e tecnologia.”

Luiz Antonio Josahkian, zootecnista e superintendente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), disse que há uma demonização contra a atividade pecuária. “Toda a atividade tem seus prós e seus contras. A pecuária está sendo bem conduzida no Brasil. Há uma certa complacência com a indústria automobilística, por exemplo, na comparação com as constantes e acerbadas críticas à agropecuária em geral. A indústria automobilística é uma forte emissora de dióxido de carbono”, disse Josakian.

Para ele, tecnologias como o manejo correto da pastagem contribuem com o meio ambiente capturando dióxido de carbono. Há várias outras tecnologias, como a Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF). Todas elas aumentam a produtividade da boiada e diminuem as áreas para trabalhar a criação e a engorda. Tem também o apuro genético. “É boi mais pesado e abatido antes. Ele fica muito menos tempo no pasto”, disse.

Josahkian fala da sua área específica de atuação, que é a seleção de gado zebu. “Quer bicho mais ecológico do que o zebu? Ele sobrevive comendo capim e o transforma em leite ou carne”, afirma. “O agro ocupa 1,4% do território nacional. Mais de 70% é preservado”, informa Josahkian. “E a tendência é de melhorar ainda mais conforme as novas tecnologias estão sendo incorporadas”, disse.

Nelson Ananias Filho, coordenador de Sustentabilidade da Confederação Nacional da agricultura (CNA), também contesta os dados do Observatório do Clima. “O Brasil emite menos de 4% das emissões globais. O levantamento leva em conta as emissões e não o balanço. Se a gente considerar os esforços empreendidos para redução das emissões no Brasil – que vêm diminuindo – e o comprometimento da propriedade rural na conservação da biodiversidade, no estoque de carbono e na recuperação de áreas degradadas, vamos constatar que a agropecuária é uma atividade muito menos impactante do que se pinta”, disse.

Fonte: Globo Rural

Você pode gostar também dos artigos:

The following two tabs change content below.

Juh Chini

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Economista na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). Fundadora do Blog da Carne, Líder de Inteligência de Marketing na @Tech, viajante, palmeirense e apaixonada por churrasco, família, amigos e uma mesa de bar. "A vida é a arte do encontro!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *