feijoada

Feijoada e churrasco. Como se portar?

O que achou deste post?

O frio chegou e com ele aquela vontade de comer uma feijoada e outras preparações mais calóricas, não é mesmo?

Porém, não é por que isso que deixaremos de comer e de se deliciar com medo de ganharmos uns quilinhos a mais. Vou mostra-los agora, algumas dicas que deixarão sua feijoada mais light!

Em relação às carnes, como já falamos em posts anteriores, o ideal é substituirmos as carnes mais gordurosas pelas mais magras, como por exemplo:

EVITE peles, costelinha, bacon, linguiças, rabo e orelha.

PREFIRA: lombinho de porco, filé mignon suíno, carne seca magra, pé. Esse ultimo não apresenta teor elevado de gordura e contém bastante colágeno.

Outra dica é usar essas carnes mais gordas apenas para cozinhar junto e dar gosto, depois retire-as antes de servir.

Salada, couve, laranja, vinagrete são ótimos acompanhamentos! Mastigue devagar, aprecie e evite repetir. Opte por arroz ou farofa. Evite frituras. Abacaxi como sobremesa e chá de hortelã auxiliam na digestão!

Outro convite praticamente irrecusável em qualquer época do ano, é o churrasco, não é mesmo? E como aproveita-lo sem ganhar uns quilinhos a mais?

Primeiramente evite beliscar, fazer patês, amendoins, salgadinhos, embutidos, queijos amarelos, etc. São alimentos altamente calóricos, processados, ricos em gordura, sódio e nada de nutrientes. Faça petiscos saudáveis e leves como pepino, cenoura em palito com limão/gelo, tomate cereja, guacamole com torradinhas, mix de castanhas, carpaccio de abobrinha ou de berinjela ou de rabanete.

Outro ponto é tentar fazer um prato como se fosse uma refeição completa, ou seja, monte seu prato com salada (bastante – maior saciedade), vinagrete, carnes e opte por um carboidrato como arroz ou mandioca ou pão ou farofa. Isso trará mais saciedade e terá melhor controle da quantidade ingerida. Evite repetir.

Em relação as carnes, como já foi falado nos posts anteriores, prefira aquelas de cortes mais magros e retire a gordura aparente sempre que possível. Linguiças e cortes mais gordos não precisam ser excluídos, apenas coma uma quantidade menor. Equilíbrio!

As carnes, por serem alimentos de digestão mais lenta, exigem uma maior atenção em relação a mastigação, assim como é recomendado também que se evite bebe durante a refeição. Isso facilita o processo digestivo, evitando assim, a sensação de empachamento.

Da mesma forma que com a feijoada, o abacaxi como sobremesa (pode ser até na churrasqueira com canela) e chá de hortelã também auxiliam bastante na digestão.

Como podem observar, a palavra-chave é equilíbrio. Não há necessidade de excluirmos nada, nem de deixar de ter prazer com a comida e nem de participar de eventos sociais. Fazendo as substituições adequadas, sem exageros nas quantidades sempre será possível termos uma vida saudável seguindo tais regras!

 

Boa semana a todos!

Texto por Letícia Donati

Nutricionista Clínica – USP/RP
CRN 3: 38854
Rua Bernardino de Campos, 1330, Vila Seixas
Ribeirao Preto-SP
Contato: (16)3636-3697   (16)99792-1300

4 Comentários

  1. parabéns pelo site, ideias muito boas, sempre coloco em
    práticas as dicas daqui.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *