filet mignon

Filé Mignon, o corte macio que todos adoram

O que achou deste post?

Ele já foi um corte de grande ostentação, seja pelo preço, sotaque francês ou por ser conhecido no mundo todo e estrelando pratos de chefes da gastronomia mundial. É versátil, saboroso e consegue ser magro e macio ao mesmo tempo. Quem não gosta de um filé mignon?

O filé mignon é localizado na parte traseira do animal, em uma região de pouco movimento, o que proporciona muita maciez, não é a toa que é considerado o corte mais macio. Consiste em uma peça de cerca de dois quilos, sendo magra, sem nervos, com pouco marmoreio, mas bem irrigada.

Fonte: SIC
Fonte: SIC
Veja a receita de Steak Tartare
Veja a receita de Steak Tartare

Em inglês recebe o nome de tenderloin, em espanhol é lomo e, em francês, filet. Do coração da peça é retirado o bife conhecido como chateubriand. Se feito mal passado, no forno e cortado em finas fatias, é chamado de rosbife (do inglês “roast beef”). Pode até ser apreciado cru, como o “steak tartare“. Mas é mais comum ser preparado grelhado como bifes, medalhões, escalopes (bifes pequenos) e os paillards (bifes batidos para ficarem finos) na frigideira ou churrasqueira, assado com molhos ou na panela com receitas como o estrogonofe.  No churrasco é comum que seja preparado junto com fatias de bacon, para compensar a pouca gordura e porque com bacon tudo fica mais gostoso, certo?

Já foi um corte considerado VIP, principalmente porque o seu preço o tornava pouco acessível. Hoje é possível o encontrar na maioria dos supermercados. Mesmo assim, não é um corte barato, mas que vale o investimento para quem tem condições.

 

 

Veja a receita de Strogonoff
Veja a receita de Strogonoff

Confira alguns dos possíveis cortes:

1) Medalhões – 90 a 120g (corte em formas arredondadas)
2) Escalope/Escalopinho – 60 a 70g (corte em fatias finas, no sentido transversal das fibras)
3) Chateaubriand – 350 a 400 g (generosa porção com cerca de 5cm de altura, geralmente retirada do centro do filé, servido bem passado por fora e mal passado por dentro)
4) Tournedos – 200 a 250g
5) Emincé – pedacinhos

 

Fonte da imagem de capa: Tradição Portenha Grelhados

The following two tabs change content below.

Juh Chini

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Economista na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). Fundadora do Blog da Carne, Líder de Inteligência de Marketing na @Tech, viajante, palmeirense e apaixonada por churrasco, família, amigos e uma mesa de bar. "A vida é a arte do encontro!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *