capa

Grelhando no Ferro

O que achou deste post?

Olá amantes e simpatizantes da carne.

Tenho escrito nesta coluna, algumas alternativas para o preparo de cortes de carnes principalmente para aqueles que, assim como eu, não possuem uma churrasqueira dentro do apartamento ou no quintal de casa.

Acompanhando as redes sociais onde muitos postam fotos deliciosas de cortes de carnes e seus preparos, a vontade que temos não é somente ficar babando nas fotos, mas também ter a oportunidade de poder preparar em casa. É uma ótima ferramenta para conhecer novos cortes, tirar dúvidas e aprender métodos de preparo.

Você provavelmente leu nas descrições das fotos que a carne foi grelhada de 3 a 5 minutos (de acordo com a espessura da carne) de cada lado, descansar por alguns minutos e finalmente fatiar a carne para ver se o ponto ficou desejado certo?

Tendo essa informação necessária para tentar reproduzir igual em casa, ter escolhido os cortes de carnes que você viu e ficou com vontade, agora a pergunta: Onde e como irei preparar?

Queremos aquela carne grelhada com marquinhas em listras ou xadrez, aquele ponto rosadinho bem suculento e no final, uma foto bem apetitosa.

prato

Para quem me acompanha pelo Instagram, quase TODAS as fotos de carnes que eu postei até hoje, não são preparadas na churrasqueira e sim, na grelha de ferro fundido direto da boca do fogão. Sim meus amigos e amigas, aquelas fotos de carnes marcadas na grelha, aquele ponto rosado e suculento, TODAS foram preparadas no fogão.

A vantagem que temos em utilizar uma grelha ou frigideira de ferro fundido, é que além de distribuir melhor o calor, ela suporta altas temperaturas onde podemos ter um resultado muito similar a uma churrasqueira quando grelhamos as carnes. Em poucos minutos, você consegue preparar uma carne marcada, suculenta e deliciosa.

Existem diversas marcas, vários modelos e preços de grelhas e frigideiras de ferro fundido no mercado. Eu tenho uma grelha STAUB da Zwilling quadrada que atende todas as minhas necessidades. Por ser grande, consigo grelhar cortes maiores ou vários steaks de uma vez sem perder a temperatura e também posso finalizar a cocção dentro do forno.

Vale investir sim em um produto melhor e um pouco mais caro pela qualidade e durabilidade, mas vai do gosto e bolso de cada um. O que vale, é que existe sim uma opção para prepararmos uma boa grelha dentro de casa.

E se você não tem uma boa coifa dentro da cozinha, assim como eu, se prepara porque você irá esfumaçar seu apartamento ou sua casa toda e principalmente, pirar os seus vizinhos! rs

Onde comprar STAUB:
Zwilling J.A. Henckels
Rua Oscar Freire, 578 – Jardim Paulista

@zwillingloja
Um forte abraço e te vejo na próxima semana.

Reinaldo Lee
@reinaldolee
#MEATing

The following two tabs change content below.

Reinaldo Lee

Cozinheiro desde os 12 anos de idade, aprendeu a gostar de cozinhar através de sua mãe. Tentou ser DJ de música eletrônica, fez Ciências Contábeis na PUC-SP, trabalhou em multinacional na área de finanças mas foi na gastronomia onde encontrou as melhores receitas e ingredientes da vida. Especialista em Korean BBQ, ama cozinhar, fazer um churras, viciado em hamburguer e muito agradecido por Jesus. Pão de queijo e um pingado me faz feliz toda manhã. Escreve a coluna #MEATing! @reinaldolee

Latest posts by Reinaldo Lee (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *