capakimchi

KIMCHI

O que achou deste post?

Olá amantes e simpatizantes da carne.

Irei falar sobre um acompanhamento que muitos aqui desconhecem, porém é mundialmente conhecido. Compõe a mesa de praticamente todos os coreanos em suas refeições pelo mundo e também pode ser um ingrediente para várias receitas. Pode assustar ou causar má impressão pelo aroma forte, porém agrada muito em seu frescor e sabor que pode ser do menos para o mais apimentado.

Assim como o picles que não quer dizer que necessariamente estejamos falando do pepino em conserva, mas sim o método de preparo onde pode ser qualquer legumes ou vegetais, o Kimchi também possui o mesmo significado do picles. Sua diferença, é que o Kimchi, é um método de preparo onde os legumes ou vegetais passam por um processo onde primeiro passa por uma salmoura, depois é retirado o excesso de sal, temperado com condimentos e colocado para fermentar.

O Kimchi mais tradicional e conhecido é feito com acelga. As outras variações, podem ser feitas com nabos, rabanetes, talos do nabo, folhas de gergelim, pimentão verde, cebolinha verde, enfim, as variedades em texturas e sabores são diversas.

Kimchi

Para os brasileiros onde não se pode faltar uma farofa a mesa, para nós coreanos não se pode faltar o kimchi em todas as refeições. Ele consumido somente com um arroz quentinho, já está de bom tamanho. Eu costumo utilizar nos Bibimbap e Bokumbap (ambos risotos coreanos), em maionese de kimchi fica muito bom também para os meus burgers ou sanduíches, para os meus churrascos pois o frescor e o apimentado por sua vez complementam muito bem também aliviando um pouco o gosto da gordura na boca.

Existe também a versão japonesa chamada Kimuti. A sua diferença entre o coreano, é que o kimuti japonês é bem mais suave no sabor, cor avermelhada mais clara (a coreana tem um tom de vermelho bem acentuado) e o caldo um pouco mais aguado.

Algumas churrascarias em São Paulo, devido sua alta frequência de coreanos em seus restaurantes, acabaram que acrescentando o Kimchi em seus buffets e é um item que permanece fixo em seu cardápio até hoje. Muitos brasileiros se tornaram adeptos ao Kimchi, mas ainda tem muito chão, pois é um produto que exige certo cuidado em sua conservação na geladeira em relação a temperatura. Na Coréia, existe até uma geladeira específica só para Kimchis, onde possui uma temperatura diferenciada das demais geladeiras.

Já que não possuímos uma por ser muito cara, o abre e fecha constante da geladeira pode prejudicar o tempo de conservação do kimchi, podendo azedar. Mas não pense que quando ocorrer isso, devemos jogar fora ou simplesmente descartar. Quando o kimchi azedar, está no ponto ideal para a base de ensopados e caldos da culinária coreana, como o famoso Kimchi-Jjigae (Kimchi Stew).

Você encontra o Kimchi coreano em mercearias no Bom Retiro, Brás e na Liberdade. Existem várias formas e combinações de ingredientes onde o Kimchi pode ser utilizado. Basta usar a sua criatividade e depois me conte.  

Um Grande abraço.

Reinaldo Lee
@reinaldolee
#MEATing

The following two tabs change content below.

Reinaldo Lee

Cozinheiro desde os 12 anos de idade, aprendeu a gostar de cozinhar através de sua mãe. Tentou ser DJ de música eletrônica, fez Ciências Contábeis na PUC-SP, trabalhou em multinacional na área de finanças mas foi na gastronomia onde encontrou as melhores receitas e ingredientes da vida. Especialista em Korean BBQ, ama cozinhar, fazer um churras, viciado em hamburguer e muito agradecido por Jesus. Pão de queijo e um pingado me faz feliz toda manhã. Escreve a coluna #MEATing! @reinaldolee

Latest posts by Reinaldo Lee (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *