CapaKR

Korean BBQ

O que achou deste post?

Olá amantes e simpatizantes da carne.

É muito legal acompanhar pelas redes sociais, os métodos e preparos diferentes daquele churrasco tradicional que estamos habituados a fazer. Você encontra praticamente de tudo. Alguns são interessantes que dá vontade de reproduzir na hora, outros são um tanto esquisitos, mas a verdade é que acompanhar o que rola nas churrasqueiras dos outros, sempre tem muito a agregar, pois é uma excelente forma de nos atualizarmos com tendências e novidades do mundo da carne.

Já vimos que o tal do American BBQ está cada vez mais presente em nossos churrascos. Não podemos esquecer que o churrasco argentino e uruguaio, já estava presente há tempos em nossos churrascos como referência, seja no corte, no tipo de grelha e no modo de preparo.

A tendência é que cada vez mais, apareçam novos cortes, métodos e preparos diferentes que possam agregar em nossos churrascos, isto é, toda novidade boa será sempre bem-vinda.

É justamente sobre isso que venho falar aqui, sobre o Korean BBQ.

Primeiro venho aqui esclarecer que não só de comida picante (extremamente picante quero dizer) vive a culinária coreana. É um território pouco explorado pelos brasileiros e pouco divulgado é verdade. A culinária coreana diferente de outras culinárias asiáticas aqui no Brasil, esteve parada no tempo, mas vejo que isso está mudando aos poucos.

Na Coréia, não temos o hábito de fazer um churras no fim de semana com amigos ou famílias reunidas pois a carne bovina é muito cara. Seria praticamente um luxo e ostentação pura você poder fazer isso semanalmente ou todos os dias como vemos aqui no Brasil (tem uns amigos meus aí que quase todos os dias mesmo..kkk)

Korean BBQ na verdade, é um método de preparo onde consiste em assar/grelhar carne bovina, suína ou frango (ou outros tipos de alimentos), em uma grelha a gás ou carvão, direto na mesa. É muito comum em restaurantes coreanos terem no centro da mesa, um espaço onde há uma grelha/chapa ou simplesmente uma boca de fogo para prepararmos as carnes. Alguns restaurantes que não possuem essa grelha na mesa, simplesmente servem o churrasco coreano em uma frigideira/chapa de ferro fundido direto na mesa.

Já vimos algo similar em alguns bares e botecos quando pedimos aquela picanha fatiada, mas te garanto que o churrasco coreano preparado sobre a mesa na grelha/chapa, é mais divertido e saboroso além de você sair bem defumado…rs

image1

Outro diferencial de um Korean BBQ, é que existem duas formas de preparo. Uma consiste na forma tradicional onde a carne é assada/grelhada direto na grelha e finalizada com sal, ou no método de marinar a carne por alguns dias a base de molhos e legumes, para tornar a carne mais macia, suculenta, saborosa e adocicada.

O mais tradicional e mundialmente conhecido é o Bulgogui. São fatias finas de carne (pode ser filé de costela ou contra filé) marinado em um molho a base de shoyu e legumes, que é preparado direto na grelha/chapa na mesa. Um sabor único e adocicado que o deixa extremamente saboroso.

Outro é o Galbi. Seria um Short Beef Rib (assado de tira) que também é marinado deixando a carne e a gordura extremamente saborosa. É um dos meus preferidos! Uma referência para este corte é o L.A. Galbi, que em Los Angeles, você encontra nos restaurantes coreanos o melhor e saboroso Galbi do mundo. Por isso, foi chamado de L.A. Galbi…rs

Outro corte apreciado por muitos coreanos, é a barriga de porco em tiras ou fatias, que são grelhadas e também o pork ribs que são marinados em um molho coreano apimentado e adocicado que se chama Gochujang (assim como o molho BBQ está para os americanos, o Gochujang está para os coreanos).

Foi na edição do Bárbaros BBQ que rolou em Americana/SP este ano, onde eu apresentei na Estação Assado de tira, o Korean BBQ com este delicioso Galbi. Se você não teve ainda a oportunidade de experimentar um Korean BBQ e ficou com água na boca, estarei presente no Festival do Bastards BBQ que acontecerá no dia 10/12, com uma estação do com uma estação do Korean BBQ, servindo um delicioso Galbi.

Existem muitos restaurantes coreanos nos Bairros tradicionais como Bom Retiro e Aclimação. Mas a boa notícia, é que já existem alguns restaurantes que estão caindo no gosto dos brasileiros. Na verdade já existem uma minoria que já apreciam a culinária coreana há tempos…mas finalmente, a tendência é cada vez mais aumentar e logo, cair no gosto e paladar de todos. É isso que importa.

Um grande abraço.

Reinaldo Lee
@reinaldolee
#MEATing

The following two tabs change content below.

Reinaldo Lee

Cozinheiro desde os 12 anos de idade, aprendeu a gostar de cozinhar através de sua mãe. Tentou ser DJ de música eletrônica, fez Ciências Contábeis na PUC-SP, trabalhou em multinacional na área de finanças mas foi na gastronomia onde encontrou as melhores receitas e ingredientes da vida. Especialista em Korean BBQ, ama cozinhar, fazer um churras, viciado em hamburguer e muito agradecido por Jesus. Pão de queijo e um pingado me faz feliz toda manhã. Escreve a coluna #MEATing! @reinaldolee

Latest posts by Reinaldo Lee (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *