File 000 2 1

Nota: Por uma carne forte!

O que achou deste post?

O Blog da Carne, maior portal de conteúdo e informação sobre carne bovina dedicado ao consumidor repudia o escândalo envolvendo os frigoríficos e as possíveis ações ilegais e antiéticas denunciadas na maior operação da história da Polícia Federal. Desejamos que as denúncias sejam apuradas e, caso comprovadas, levem à punição rigorosa dos envolvidos.

Como comunicadoras das boas ações de toda a cadeia, da fazenda à mesa, lamentamos veemente que tais abusos inescrupulosos sejam responsáveis por manchar a imagem do setor e afetar negativamente os agentes que trabalham para entregar uma carne segura e de qualidade. Em especial os produtores, que zelam durante anos para fornecer um animal nas mãos sujas e ambiciosas de alguns frigoríficos.

Após tantas conquistas, como a abertura de novos mercados, um escândalo de tal dimensão vai além e irá muito provavelmente bloquear exportações, ser responsável pela queda do consumo e consequente perda de empregos em um país já tão fragilizado.

Como representantes dos consumidores, condenamos o desrespeito e a cobiça destes agentes, que criaram um problema de saúde pública ao vender carne vencida e com produtos químicos cancerígenos, fora as outras acusações. É inaceitável o manejo de alimentos de forma tão irresponsável.

Ainda como consumidoras de carne, temos a ciência de o animal foi abatido para nos oferecer um alimento rico em proteínas e nutrientes. É um desrespeito com os animais deixar que sua carne apodreça e lamentável que tenha que ser destinada ao lixo, com o fechamento de frigoríficos e provável queda do consumo de marcas específicas.

Cobramos também uma posição mais firme e efetiva do Ministério de Agricultura e Pecuária, também sob alvo de investigação, sobre o modelo dos fiscais agropecuários e agentes de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal. Queremos ter a certeza de que o S.I.F. (Sistema de Inspeção Federal) foi bem realizado.

Como sempre defendemos em nossos artigos, é de extrema importância que nós consumidores saibamos a origem da carne que comemos. Infelizmente, muitas vezes somos ludibriados por marcas “de respeito” e famosos que fazem publicidade sem nunca terem pisado em uma fazenda ou frigorífico. É lamentável que não tenham utilizado tamanho renome para aprimorar as práticas da cadeia ao invés de sujá-las ainda mais em nome da cobiça.

Diferentemente do que muitos estão compartilhando, esse escândalo não é midiático. A mídia pode ter criado a polêmica, mas se empresas estão vendendo alimentos vencidos, com produtos químicos cancerígenos e até papelão em nome da corrupção passiva, lavagem de ativos e organização criminosa, o problema vai muito além da imprensa. Em 2013, quando o Fantástico apresentou um frigorífico clandestino, o setor inteiro protestou contra a mídia. É evidente que as ações negativas do setor são interessantes para gerar audiência. Mas, como no artigo publicado no BeefPoint pelo leitor Alex Bastos há quatro anos, após esta polêmica, ele argumentou:

Mas a realidade obscura existe e é ela que infelizmente interessa a mídia. Para mostrar o que é bom, correto e bem feito na mídia, tem que pagar, e pagar caro. O ridículo, o errado sai de graça, pois dá audiência, o “business” televisivo.Esta parte obscura da produção de carnes no Brasil não é uma parte insignificante da produção, pois responde de 30 a 50% da produção, significando que carnes de 12,6 a 21 milhões de cab. bovinas cheguem à mesa de consumidores brasileiros. No mínimo, alcança aproximadamente 20 milhões de lares, levando em consideração famílias com 4 integrantes.

A falha do setor, que me incluo, sempre é tentar “tapar o sol com a peneira”, “empurrar a sujeira para baixo do tapete”, acreditando eu, muitas vezes para que os gringos não se alertem e provoquem embargos econômicos com o assunto, ou até mesmo, receio do estagnado consumo de carne bovina, vir a sofrer decréscimo. Estamos no século 21, precisamos ser transparentes para obtermos a confiança de nossos consumidores.”

Ele continua:

Os empresários estão voando em tecnologia e modernidade, porém, infelizmente as inspeções estão ficando bem para trás, não existe fiscalização de carne neste país. Recursos para sanidade até aparecem, mas para inspeção não. Os Serviços de Inspeções estão sem fiscais, sem motivação e com inúmeras interveniências políticas, estão vendo, literalmente a banda passar e o pior, isto pode prejudicar em muito a imagem e a credibilidade do setor que quer e pode alçar vôos bem mais altos, bem como prestar um desserviço, permitindo que chegue a mesa da população carnes sem inspeção e continue a degradação do meio ambiente provocada pelos matadouros irregulares em pleno funcionamento nos inúmeros municípios deste Brasil varonil”. Leia o artigo na íntegra.

Passados quatro anos, muitas mudanças positivas ocorreram e, embora não tenhamos dados (quem tiver, pode nos enviar), acreditamos que a porcentagem de abates clandestinos tenha sido reduzida. Mas, o argumento  de Alex Bastos relacionado à fiscalização já previa o que estava por vir.

Comprovadas as acusações, atesta-se também que carne de qualidade hoje pode não ter nome, mas que deve ter origem, rastreabilidade, ética, sanidade, segurança alimentar e respeito do produtor ao consumidor.

Para todos que trabalham desta forma, caminhem juntos com o Blog da Carne. Nós continuaremos insistindo em comunicar as boas ações e os bons esforços. Porque não precisamos comer menos carne, mas escolher melhor e exigir cada vez mais qualidade.

Crise significa mudança, que pode ser para pior ou melhor. Esperamos que esta crise não seja varrida para debaixo do tapete, mas que seja responsável por aprimorar o modelo de fiscalização para obtermos uma carne 100% segura. E que também haja uma articulação melhor da cadeia, melhorando a comunicação e aproximação entre os elos, para que não haja perda de qualidade no processo. É preciso produzirmos uma carne com valor agregado cada vez maior. E esta meta não pode ser colocada apenas nas costas dos produtores. Esta meta só será possível se envolvermos TODOS os agentes, desde aqueles que trabalham com genética, aos consumidores.

Podem criar memes generalizando e desvalorizando a nossa carne. Não vamos nos abalar. No que depender do Blog da Carne, vamos continuar mostrando a força da nossa carne.

Por uma carne cada vez mais forte!

File 000 1 1

1 comentário

  1. Parabéns pela Nota. Isso mesmo temos que mostrar que nosso país é capaz de produzir carne de qualidade e com origem comprovada. E também que no meio desses “inspetores” corruptos temos muita gente realizando o trabalho da forma correta. Quanto aos produtos usados e ditos como cancerígenos mais uma vez é sensacionalismo da mídia.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *