Cookbeyond
O que achou deste post?

A Pedra de Sal Rosa é uma peça linda, elegante e artesanal que serve para cozinhar, ir ao forno ou grelha, ou simplesmente para servir alimentos frios como sashimis e canapés.

Protegidas por um manto de lava, pelas montanhas e finalmente pela neve, as salinas do Himalaia são consideradas as mais puras do mundo. Livres da poluição e das toxinas do mundo moderno as placas são recolhidas de depósitos milenares, onde provavelmente existia um enorme oceano. Os 84 minerais presentes em sua composição reforçam sua riqueza nutricional. O sal rosa do Himalaia tem a metade do sódio presente no sal refinado de mesa, por isso mesmo é considerado por muitos como o mais saudável do planeta.

decorandouas
Crédito: Decorando Uñas

No comércio nacional encontramos duas opções do sal rosa, em cristais e em placas. Cozinhar na placa é uma experiência estética e gastronômica. A placa vai direto à chama do fogão ou na grelha da churrasqueira. Os blocos de sal têm geralmente uma quantidade extremamente baixa de porosidade, e praticamente nenhuma umidade, por isso podem ser seguramente aquecidas ou resfriadas.

A falta de porosidade significa que a área de superfície em contato com a comida é mínima, e salgam na medida certa. Minerais como enxofre, cálcio, potássio, magnésio e dezenas de outros presentes no bloco de sal conferem um tempero suave e cheio de complexidade. Dessa forma, a pedra do sal rosa do funciona como uma chapa para cozinhar alimentos diretamente sobre ela no fogão, na churrasqueira ou no forno. A placa já salga os alimentos e pode ser usadas diversas vezes, por tempo indeterminado.

pedra rosa
Crédito: El Toro Beefs

Elas são cortadas artesanalmente a partir de placas rochosas de sal rosa, extraídas das minas de Kewra, Paquistão, na cadeia de montanhas do Himalaia. Há 250 milhões de anos existiu ali um mar pré-histórico, acumulando ao longo do tempo elementos nobres da natureza, entre eles oitenta e quatro minerais diferentes que compõem o sal rosa do Himalaia, um ingrediente precioso para a culinária e a saúde.

Muito apreciada por chefs de todo o mundo, a pedra de sal rosa é perfeita para criações na cozinha de maneira charmosa e curiosa. Além de utilizada nos preparos de filés de peixe, carne, frutos do mar ou legumes sobre a pedra de sal rosa, ela também pode ser utilizada para servir pratos crus e conservar alimentos na geladeira.

Basta untar a pedra com azeite e liberar sua criatividade.

imgrum.
Crédito: Imgrum

Como usar

Pré-aquecimento: inicie o uso pré-aquecendo a pedra de maneira gradual. Nunca a coloque diretamente sobre o fogo, sob o risco de trincar ou romper a pedra.

Fogão a gás: utilize-a sobre uma chapa de ferro, pedra de granito ou sobre uma frigideira. Inicie com fogo baixo e vá aumentando gradualmente.

Forno: Pré-aqueça a 150ºc por cerca de 15 minutos. Coloque a pedra sobre a grelha (sem estar próximademais da chama) e deixa auqecendo por até 50 minutos. Asse os alimentos aumentando a temperatura gradualmente se for necessário.

Churrasqueira: pré-aqueça sobre a grelha mais alta, evitando o contato direto com o fogo. Se for necessário, baixe para uma grelha inferior, sempre com atenção ao contato com o  fogo. Grelhe os alimentos a gosto, sem a necessidade de utilizar temperaturas muito altas.

imgrum_
Crédito: Imgrum

Limpeza:

Deixe a pedra esfriar completamente, evitando qualquer choque térmico que pode vir a rompê-la. Esfregue a parte utilizada levemente com esponja abrasiva e limpe em seguida com um pano úmido. Não lave diretamente em água corrente ou use qualquer tipo de produtos químico limpante.

Durabilidade:

A pedra pode ser utilizada indefinidamente até quebrar ou acabar. No caso de rompimento, reutilize os pedaços da pedra em um ralador para a obtenção de sal rosa puro.

pedrarosa
Crédito: Pinterest

Agora convide os amigos e  use a placa de sal como panela. A refeição será um evento charmoso, sofisticado e cheio de sabor e cor!

Gostou do post? Deixe seus comentários e compartilhe com os amigos!

Referências:

Cook Beyond

Patrícia Crespo – Formada em jornalismo pela PUC Minas e em gastronomia pela Estácio de Sá

Ruadoalecrim Azeites e Gastronomia

Voltar

The following two tabs change content below.

Mirella Cais

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Engenheira Agronôma pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP Jaboticabal). Associada à Biomarketing, TCAinternacional e Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM. Produtora/apresentadora do Programa Agrossociedade a Nova Geração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *