baby beef

O BEEF que de BABY não tem nada

O que achou deste post?

Sabe o coração (miolo) do alcatra? Isso mesmo, aquele que é vendido já cortado em medalhões altos? Então, foi no início do século XXI que ele recebeu o nome de “Baby Beef” e virou tendência dos estabelecimentos como um corte de carne bovina. Neste momento, tornou-se mais comum encontrar cortes de carne à venda denominados “Baby Beef”.

O Baby beef é o nome dado a um dos cortes nobres retirados do miolo da alcatra, também chamado de coração ou centro da alcatra. Trata-se de uma peça pequena, que raramente ultrapassa 800 gramas. 

ee5f95_a1816fade16b4a528effee91eb70872e

Nos países de língua inglesa o Baby Beef tem outro significado, e é usado para definir carne de vitelos, bois extremamente jovens. Mas na América Latina, embora o nome seja sugestivo, o baby beef não deve ser confundido com vitela. Existe uma confusão quando algumas pessoas associam aqui no Brasil o Baby Beef  (corte retirado da alcatra) com a vitela (carne de gados jovens), algumas publicações de direitos dos animais fazem esta correlação erroneamente. Ou seja, não é retirado de um novilho, trata-se de um dos cinco cortes da alcatra e pronto!

O Baby beef é uma carne macia, suculenta e considerada nobre por ser um corte protegido, com fibras pouco expostas a esforço e movimentação. Sendo assim, valorizado pela carne extremamente macia. No quesito marmoreiro, o corte é magro (baixo teor lipídico), quase sem gordura entremeada nas fibras, ideal para quem está fazendo dieta leve e equilibrada e não quer abrir mão de comer carnes saborosas.

NA CULINÁRIA:

É uma carne versátil, de fácil manipulação, servindo para uma infinidade de preparações como: bifes, churrasco, grelha ou até a peça inteira ou picada – em assados, refogados, grelhados e picadinhos. Se feito na brasa, os cortes devem ser altos, grossos o suficiente para não ressecar e perder a suculência. Combina com diversos acompanhamentos, dos mais simples aos mais sotisficados e bem elaborados. 

No paladar, a carne de baby beef é delicada, pouco acentuada, pouca gordura entremeada nas fibras, no entento, ainda assim, pode render preparos com umidade e suculência, devido às suas fibras curtas e bem irrigadas.

download

PARA SABER:

  • O baby beef é vizinho do bombom da alcatra (super valorizado também), sendo separados apenas por um nervo.
  • A mesma região do boi é conhecida como corazón de cuadril (espanhol) e eye of rump (inglês).
  • Trata-se de uma peça pequena, uma iguaria que raramente ultrapassa 800 gramas.
  • Baby Beef é um prato tradicional de carne bovina, muito utilizado no Brasil,  Argentina e Uruguai. 
  • Da região da alcatra, que fica na parte traseira do gado, também são obtidos outros cortes muito apreciados como a maminha e a picanha.

O que achou do artigo? Gostou? Temos também artigos de picanha, ancho, costelacupim e alcatra!

 

 

 

 

The following two tabs change content below.

Melina Cais

Melina Cais - Co-Fundadora do Blog da Carne. Engenheira Agrônoma Doutora pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora universitária na área de Bioenergia, Biocombustíveis e Mecanização Agrícola e Associada do Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *