Chimichurri sauce

O que é chimichurri?

O que achou deste post?

O chimichurri, que até então era um molho tradicional na Argentina e Uruguai, caiu no gosto dos brasileiros e está cada vez mais presente nos churrascos. Há várias suposições para o nome, mas a mais plausível conta que um irlandês chamado Jimmy McCurry criou a receita e, como seu nome era de difícil pronúncia para os argentinos, eles passaram a chama-lo de Chimichurri.

O molho lembra um vinagrete, mas além de ser usado quando a carne está pronta, pode servir também para marina-la antes do preparo.

Há chimichurri de diversas marcas, como a do Gonzalo Alimentos,  e pode ser facilmente encontrado nos supermercados, açougues e boutiques de carne.

E também pode ser preparado em casa, confira uma receita:

Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de salsinha fresca
  • ½ xícara (chá) de orégano seco
  • 2 pimentas dedo-de-moça
  • 3 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • ½ xícara (chá) de azeite
  • ½ xícara (chá) de água
  • ½ colher (sopa) de sal grosso

Modo de preparo

1. Prepare a salmoura: numa panela pequena, coloque a água e o sal grosso. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar até ferver. Transfira para uma tigela e deixe esfriar. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.

2. Lave, seque e pique fino as folhas de salsinha. Lave, descarte as sementes e pique as pimentas dedo-de-moça em cubinhos. Descasque e pique fino os dentes de alho.

3. Na tigela com a salmoura, acrescente a salsinha, as pimentas e os dentes de alho picados. Junte o orégano, o vinagre e o azeite. Misture bem e deixe descansar por, pelo menos, 1 hora antes de usar – quanto mais tempo descansando mais gostoso o molho fica.

OBS: Você pode armazenar o chimichurri num pote com fechamento hermético por até 10 dias na geladeira.

Quer ver sua receita no Blog da Carne? Envie AQUI.

Veja também: O que é dry rub?

Fonte da receita: Portal panelinha.

Fonte da Imagem de capa: Real Simple Good

The following two tabs change content below.

Juh Chini

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Economista na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). Fundadora do Blog da Carne, Líder de Inteligência de Marketing na @Tech, viajante, palmeirense e apaixonada por churrasco, família, amigos e uma mesa de bar. "A vida é a arte do encontro!"

1 comentário

  1. Uma contribuição segundo a tradição oral que chegou até mim, não entrando no mérito do nome, a origem e a forma de fazer do molho seria a seguinte: a bebida que se toma tradicionalmente nos pampas é o vinho. Então, os gauchos tomariam um pouco do vinho e o que sobrace na garrafa seria usado para fazer o chimichurri. Tradicionalmente, se colocaria na garrafa com o resto do vinho, esse: o orégano, o alho e pimenta, além de azeite de oliva e um óleo outro. Depois se recoloca a rolha na garrafa e se enterraria por algum tempo, para curtir. Desta forma, o molho esse, é uma conserva. O vinho viraria vinagre dentro da própria garrafa que curte os ingredientes durante este período. Segundo esta tradição não vai: vinagre ou limão, nem água, nem sal; pode ir: pimentão ou páprica, cebola ou cebolinha e louro. A proporção aproximada dos líquidos seria 1/3 de vinho, 1/3 de azeite e 1/3 de óleo. O tanto dos vegetais que se colocaria, seria mais ou menos o mesmo tanto que o vinho. Muitas vezes, na hora de se servir, se tira a rolha e se faz um corte em forma de “v” depois se recoloca na garrafa. Com o corte, esse, só sai a parte fluida do molho e não se comeria os vegetais.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *