paola carosella explicou a presenca de uma vaca no masterchef

Opinião: a vaca no MasterChef

O que achou deste post?

A grande polêmica da Internet na última semana foi a chef argentina Paola Carosella ter levado uma vaca para o programa. Nos comentários da postagem no Instagram do @masterchefbr, o que mais prevaleceu foi a palavra “desnecessário”.

Mas será que foi mesmo desnecessário? Vamos aos fatos.

Paola falou sobre as responsabilidades do consumo de carne:

1 – Confessou que sente sentimentos ao olhar para o animal, que sente dor, mas assume a responsabilidade de ser consumidora de carnes.

Bom, isso nada mais é do que a escolha do consumidor. Vivemos numa sociedade democrática e, no Brasil, temos a oportunidade de comer uma variedade gigantesca de pratos e, inclusive, ser vegetariano. Paola confessou que conhece a dor do animal, mas é sua escolha consumir carne.

2 – Disse ser ciente da carne que come, que pesquisa a origem do animal.

Uma pesquisa recente¹ (julho/17) mostrou que 48% da população adulta dos Estados Unidos não tem certeza de onde vem o leite.para 7% dos americanos adultos, o leite achocolatado vem de vacas marrons, ou seja, 16 milhões de norte-americanos não sabem a origem deste simples produto, composto de leite, cacau e açúcar.

No caso do Brasil,  o estudo “Consumo às cegas: percepção do consumidor sobre bem-estar animal na América Latina”, de dezembro de 2016, mostrou que dois em cada três brasileiros declaram desconhecer a forma como se cria os animais cuja carne é por eles consumida (66% dos respondentes). Outra pesquisa pesquisa³ apontou que quase metade dos brasileiros não leem os rótulos de alimentos.

2/3 dos Brasileiros declararam desconhecer a forma como se cria os animais.

3 – Disse ter cuidado ao cozinhar. Argumentou que se as pessoas tivessem criado o animal durante toda a vida, tivesse o abatido para se alimentar, o relacionamento seria diferente. Defendeu que devemos aproveitar o animal do “rabo ao nariz” e respeitarmos “cada pedaço de carne que eles nos dá”.

Segundo o relatório “Os rastros do desperdício de alimentos: impactos sobre os recursos naturais” da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos foram desperdiçadas no mundo em 2013, o que representa 30% de tudo o que é produzido. E o Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo. Segundo o World Resources Institute (WRI) Brasil, são 41 mil toneladas por ano e 41% dos brasileiros desperdiçam alimentos diariamente (Embrapa). Imagine quantos animais morrem para a carne simplesmente ir para o lixo. E é importante lembrar também que cerca de 7,2 milhões de pessoas são afetadas pela fome no país.

Hipocrisia é achar que é normal não saber a origem do animal, que é cotidiano jogar carne fora e que é um mero alimento que vem do supermercado e pode simplesmente ser descartado. Desnecessário é não ter informação. A chef mostrou que é importante o respeito animal e o consumo consciente. Nada mais.

Confira o vídeo (avance para 7:45):

E você, o que achou da chef Paola ter levado a vaca ao MasterChef? Comente abaixo!

Foto de Capa: Divulgação/Band

¹Pesquisa do Edelman Intelligence encomendada pelo Innovation Center of US Dairy.

²Pesquisa encomendada pelo World Animal Protection.

³Pesquisa do Datafolha encomendada pela Aliança de Controle do Tabagismo.

The following two tabs change content below.

Juh Chini

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Economista na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). Fundadora do Blog da Carne, Líder de Inteligência de Marketing na @Tech, viajante, palmeirense e apaixonada por churrasco, família, amigos e uma mesa de bar. "A vida é a arte do encontro!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *