quadrado preto

Opinião: Carne combina com muita coisa boa, menos com política

O que achou deste post?

Na última semana, o país se viu abalado com as revelações dos donos da JBS, que comprometeram políticos de 28 partidos, inclusive o Presidente da República, Michel Temer, chegando a ameaçar a continuidade do seu mandato. A divulgação da explosiva delação dos irmãos Batistas, donos da empresa, aconteceu cerca de dois meses após a polêmica Operação Carne Fraca, na qual a mesma foi investigada pela compra de certificados sanitários. Hoje, o grupo é investigado em cinco operações da Polícia Federal.

Com 64 anos, a empresa global JBS é considerada a maior empresa de carnes do mundo e a maior empresa privada em faturamento no país. Em 10 anos, o faturamento saltou de R$ 4 bilhões (2006) para R$170 bilhões. A empresa foi fundada em Goiás por José Batista Sobrinho (cujas iniciais formam a sigla JBS), pai dos atuais donos Wesley e Joesley Batista. E entre as marcas do Grupo estão as mais conhecidas Swift, Friboi, Maturatta e Seara.

Novamente, o setor (pecuária) sofre um baque, tendo a sua maior empresa sob holofotes e seus dirigentes investigados por crimes. Um grupo que emprega 270 mil pessoas no Brasil e no exterior merece gestores responsáveis e que possuam o mínimo de ética em suas ações. Que se preocupem mais com o fortalecimento do setor, em direcionar esforços e investimentos que garantam a qualidade e segurança de seus alimentos, do que os montantes a partidos e políticos. Não é momento de insistir em apontar o dedo, o estrago infelizmente está feito. É hora de clamar por renovação das lideranças, que entendam que o compliance vai além do departamento jurídico, mas que deve estar alinhado com os processos, estratégias, missão e visão das empresas.

É lamentável que escândalos como estes “salguem” a nossa carne. Mas, novamente, evidencia a necessidade de mostrarmos as boas iniciativas que, embora sejam inúmeras, muitas vezes não são comunicadas ao consumidor. Este que fica na linha tênue, ou corda bamba, entra a carne de confiança que tem nome e a carne fraca e corrupta.

Carne combina com muita coisa boa, menos com política.

Teremos muito trabalho pela frente para mostrar a nossa #carneforte.

The following two tabs change content below.

Juh Chini

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Economista na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). Fundadora do Blog da Carne, Líder de Inteligência de Marketing na @Tech, viajante, palmeirense e apaixonada por churrasco, família, amigos e uma mesa de bar. "A vida é a arte do encontro!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *