O que a alcatra tem para nos oferecer

O que achou deste post?

Bom dia, pessoal!

Hoje o post escolhido é sobre as peças provenientes da alcatra. Para quem ainda tem dúvidas e não consegue visualizar ou extrair da alcatra os seus 5 famosos cortes, segue aqui um passo a passo para sanar todas as suas dúvidas!

maxresdefault

A alcatra é o corte constituído das massas musculares entre o lombo e o coxão e fica na parte traseira do lombo do boi. O corte é obtido na parte anterior da articulação do cóccix, por separação à faca.

A peça inteira da alcatra mede em média 80 centímetros e contém cinco tipos de cortes bem distintos em seu interior. Os mais conhecidos são a picanha, que virou sinônimo de churrasco, e a maminha, macia, suculenta (não para bifes) e ideal para assados e carne de panela. Retirando-as da alcatra, sobra o miolo da alcatra, de onde se obtêm mais três cortes importantes. O mais nobre é o tender-steak ou “bife do açougueiro”, que pesa em média 150 gramas (que pena) e existe apenas um por peça de alcatra. Anatomicamente, está pontuado por sobre o miolo da alcatra e é de facílima extração, na verdade, sua retirada é estratégica, pois sem isso não se chega aos dois cortes do miolo da alcatra, os famosos baby-beef e o olho/coração, carnes de sabor acentuado, que devem ser cortadas em bifes grossos (largura de dois dedos) antes de ir à grelha.

Para entender a separação, confira o esquema abaixo reproduzidos a partir do passo a passo do Churrasco & Cia:

Adaptado: Churrasco & Cia RJ - Clique para aumentar
Adaptado: Churrasco & Cia RJ – Clique para aumentar

 

Adaptado: Churrasco & Cia RJ - Clique para aumentar
Adaptado: Churrasco & Cia RJ – Clique para aumentar

 

parte-3
Adaptado: Churrasco & Cia RJ – Clique para aumentar

Gostou da dica? Compartilhe com os amigos!! =)

 

Voltar

The following two tabs change content below.

Mirella Cais

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Engenheira Agronôma pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP Jaboticabal). Associada à Biomarketing, TCAinternacional e Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM. Produtora/apresentadora do Programa Agrossociedade a Nova Geração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *