Arquivo 000 18 e1478653264438

Picanha, a estrela do churrasco!

O que achou deste post?

Ela é a estrela do churrasco, a que agrada gregos, troianos, cunhados e até mesmo a sogra. Muitos defendem que não pode faltar no churrasco e é raro ouvir alguém falar que não gosta dela. Sim, estamos falando da picanha!

A origem do nome  “picanha” vem de um instrumento parecido com uma vara chamada Picatta, em italiano, picaña, em espanhol, e era usado para picar o gado na parte posterior da sua região lombar, esta que posteriormente passou a ser chamada de picanha.

Nos Estados Unidos chama top sirloin cap, mas os americanos não apreciam como nós. Até porque muitos compram sem capa de gordura, o que prejudica a qualidade.

picanha

A picanha não pode ser muito baixinha, prefira as que tenha cerca de sete  centímetros de altura. Ela deve ter a capa de gordura, que deve ser uniforme, sem falhas, com pelo menos 1 cm de altura, branca ou amarelinha (mas não com um amarelo forte). Se a picanha for muito magra, pode ser sinal que o animal foi mal alimentado. Asse com a gordura, porque os sucos escorrem e tornam a carne mais suculenta e macia! Se você não gosta de comer a gordura, você pode retirar no prato.

Porém, é importante considerar que a picanha apresente apenas a capa de gordura, de resto deve estar totalmente limpa. Alguns “profissionais” furam a peça pois não sabem limpar corretamente. Neste caso, evite comprar!

Fonte: SIC.
Fonte: SIC.

Localização: a picanha fica no início do coxão duro e não pertence a alcatra. Diferente do que muitos acreditam a peça não precisa  ter até 1,3 kg. Isso porque o tamanho da picanha varia conforme o tamanho da carcaça do animal e outros fatores como tipo de produção e genética do animal.

Animais confinados tendem a pesar mais do que os produzidos a pasto. Assim como os da raça Angus e Wagyu engordam mais que o Nelore. Uma  picanha de wagyu, por exemplo, pode ter 2,5 kg. Porém, em muitos locais tradicionais, como açougues e supermercados, que trabalham com um peso padrão de corte, tendem a apresentar a picanha com até 1,3kg e há muitas pessoas de má fé que cortam a peça contendo uma parte de coxão duro para ganhar mais. Assim, a medida conservadora de comprar a picanha com até 1,3kg é indicada para esses estabelecimentos, considerando uma carne sem marca, ou que não descreva suas características. Mas, em relação a carnes gourmet, de marca e vendidas em boutiques, essa regra não é determinante para assegurar a qualidade da peça.

Mas, se independente do local você que analisar a peça, para saber se é mesmo picanha, anote a #dicabempassada: é na terceira veia que determina onde acaba a picanha e começa o coxão duro. Assim, conte quantas veias tem ao longo da peça, da extremidade mais estreita para a mais larga. A picanha termina na terceira veia, o que tiver além dela é coxão duro.

picanha

Pode ser assada, grelhada, na churrasqueira, forno ou frigideira. Pode ser cortada também no sentido do comprimento, formando tiras a favor das fibras da carne, o que são conhecidos como bifes de tira. E há aqueles, ainda, que preferem invertê-la e recheá-la. Enfim, há diversas possibilidades deliciosas de se degustar uma picanha!

Mas, podemos dizer que a picanha é o melhor corte? (Comentário da autora)

Novamente, reforçamos que o melhor corte é o que você gosta, no seu ponto favorito. As qualidades do contrafilé, por exemplo, podem superar as da picanha e muitos defendem que é melhor. Mas, amigos, sejamos realistas:  a picanha está enraizada na cultura do brasileiro. Para quem cresceu na época de hiperinflação como eu, quando a carne bovina era sinônimo de bife de fígado (e olha que eu adoro), a picanha era um luxo. E hoje posso dizer que é um dos meus cortes favoritos!

Por um mundo com menos mimimi e mais picanha! Se tiver uma cervejinha ainda, melhor!

O que achou do artigo? Gostou? Temos também artigos de costela, cupim e alcatra!

Temos também uma receita de picanha abraçada ao catupiry!

Quer saber sobre raças? Entenda melhor sobre o nelore!

The following two tabs change content below.

Juh Chini

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Economista na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). Fundadora do Blog da Carne, Líder de Inteligência de Marketing na @Tech, viajante, palmeirense e apaixonada por churrasco, família, amigos e uma mesa de bar. "A vida é a arte do encontro!"

5 Comentários

  1. Contra-filé, Linguiça Toscana, Tulipa de Frango, e Coração de Frango, onde nossos garçons oferecem diretamente aos seus convidados o delicioso Churrasco de Carnes Nobres em Casa, garantindo um atendimento VIP e a Satisfação Total de Seus Convidados.
    Você terá as Delicias de uma Churrascaria Dentro do Conforto da sua Casa. Seus convidados irão adorar esta opção.Com Molhos especiais como Barbecue e Mostarda com Mel e Pimenta. O verdadeiro Buffet de Churrasco Gaúcho a Domicilio com as melhores Carnes de Peça selecionadas. Indicado também para confraternizações em empresas, festas de final de ano. Seus colaboradores merecem o verdadeiro Churrasco Corporativo.
    Confira Nosso Cardápio de Buffet de Churrasco de Corte de Carnes Nobres no Sítios e Condomínios.
    http://www.buffetefraim.com.br/buffet-churrasco-de-corte-a-domicilio-sp/

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *