image

Preço das carnes ficará mais salgado para os paulistas

O que achou deste post?

Os consumidores do estado de São Paulo vão ter que desembolsar, em média, entre 6% e 7% a mais pelas carnes (bovina, suína, de frango, dentre outras), segundo Eduardo Kawakami, vice-presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), em entrevista a Folha de S. Paulo.

Por que?

Ainda no final de 2016, o Governador Geraldo Alckimin decretou o fim da isenção da cobrança de ICMS para frigoríficos e varejistas, que vigorava desde 2009, e estipulou uma alíquota de 11% de ICMS nas carnes disponibilizadas à venda consumidor final. E também, 7% aos frigoríficos. Porém, como o mesmo decreto estabelece crédito de 7% na compra de animais, reduziu a zero os impactos sobre as agroindústrias.

Quando?

A partir de 1º de abril (não é mentira).

Consequências

O poder de compra dos consumidores já está fragilizado. Com este aumento, é esperado que o consumo de carne bovina recue, principalmente para as classes B e C, que tendem a optar por outras carnes, como a de frango.

Porém, se o varejo aplicar os reajustes aos poucos e aproveitar a queda do preço da arroba (devido ao aumento da oferta), ao longo do ano, o aumento será pouco sentido ao consumidor (#FicaDica, varejistas!).

Para as boutiques de carne, em especial, embora o consumidor seja menos sensível a aumentos, com a maior disponibilidade (maior número dessas lojas), um aumento imediato pode significar perda de clientela.

#DicaBemPassada

A dica é sempre pesquisar e ficar atento à promoções. É importante, no entanto, não abrir mão da qualidade e segurança. Para nós, amantes de carne bovina, tendemos a gastar menos com outras coisas e mais naquela carne especial do final de semana.

The following two tabs change content below.

Juh Chini

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Economista na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). Fundadora do Blog da Carne, Líder de Inteligência de Marketing na @Tech, viajante, palmeirense e apaixonada por churrasco, família, amigos e uma mesa de bar. "A vida é a arte do encontro!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *