carnes

Qual carne “magra” escolher?

O que achou deste post?

A maior parte da população está habituada a consumir  carnes brancas e vermelhas, mas ainda há muitas dúvidas sobre essas carnes, qual tem mais gordura? qual faz mal? qual faz bem? etc…

“Os mitos precisam cair por terra, cada carne tem seus benefícios e malefícios e deve ter espaço na dieta do brasileiro” (Isabela Pimentel, nutricionista). De acordo com a nutricionista, o ideal não é optar apenas por um alimento, seja carne de boi, de frango ou de peixe. A OMS recomenda uma porção de 100 gramas de carne por dia, divididos de acordo com a preferência e a necessidade individual. 

Não existe regra quando o assunto é gordura de carne. Tudo vai depender muito do corte que será consumido, seja para aves, suínos ou bovinos. No quesito  quantidade de Ferro, a carne vermelha é muito mais rica em relação a carne branca. A carne vermelha tem esse nome porque carrega hemoglobina, célula que dá cor ao sangue e transporta o ferro, por isso, a carne do boi tem mais ferro que a do frango. Em relação à gordura, tem carne branca que é mais gordurosa que a carne vermelha e vice-versa, isso não é uma regra, depende do corte.

Curiosidades:

  • Para cada 1 grama de gordura saturada, ela tem 1 grama de gordura monoinsaturada (a mesma do azeite de oliva), ou seja, metade da gordura da carne pode trazer doenças e a outra metade, ajuda a neutralizar
  • carne verelha é maior fonte de proteína e de alto valor biolágico para o ser humano  
  • 100g de filé mignon suíno = 105kcal
  • 100g de filé mignon bovino =  143kcal 

Ou seja, a carne suína no corte conhecido como filé mignon, é mais magra que a carne bovina.

file mignon na manteiga 2010 4 1 h12 m25 s52 file mignon peca inteira

  • O lombo de porco também é uma carne magra e muito versátil, devemos utiliz-a-lo na nossa rotina como forma de variar a dieta. É rico em proteína, ferro, selênio, baixo teor de sódio, quantidade de potássio maior que outras carnes
  • Coxão duro, patinho e músculo são os cortes de carne bovina que possuem menos gordura

Na próxima semana continuarei o assunto com um artigo sobre cortes para uma alimentação saudável. Aguardem!

The following two tabs change content below.

Melina Cais

Melina Cais - Co-Fundadora do Blog da Carne. Engenheira Agrônoma Doutora pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora universitária na área de Bioenergia, Biocombustíveis e Mecanização Agrícola e Associada do Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *