babc0106 69e0 4c91 ad5b 3d47a44a6371
O que achou deste post?

Você sabe como ocorre todo o processo de certificação para que a carne receba o selo angus?

A qualidade de carne dos produtos que levam por o selo do Programa Carne Angus certificada é resultado de um trabalho de sinergia entre os elos da cadeia da carne, que começa no campo com a seleção genética, produção de bezerros, recria e engorda.

Na indústria, o processo é acompanhado pelos técnicos da Associação Brasileira de Angus, desde a chegada dos animais aos currais do frigorífico até a expedição do produto final. Os médicos veterinários do serviço de inspeção realizam a avaliação ante-mortem dos animais, assegurando que estão em condições sanitárias adequadas para o abate.

DSC07385

Médico Veterinário Fábio Medeiros e o assistente de controle de qualidade William Batista verificando o padrão racial dos animais nos currais de espera do frigorífico. Créditos de Imagens: Carolina Jardine.

Os lotes candidatos à certificação são acompanhados no abate, onde é avaliado individualmente a idade, através da dentição, acabamento de gordura e conformação de carcaça. Apenas os animais jovens, com gordura mínima mediana, conformação adequada e com padrão racial são certificados. As carcaças são carimbadas com o símbolo: a, que representa que estão de acordo com o padrão de qualidade Angus. 

20161202 091648

Técnica do Programa Carne Angus Certificada, Médica Veterinária Gabriela Menezes, averiguando o padrão das carcaças. Créditos de Imagem: Luiza Mendes

Após o período de resfriamento na câmera fria, as carcaças para entrada em separado na desossa.os carcaças são enviadas para desossa. Os técnicos do programa conferem todas as carcaças previamente, para não haver mistura com as carcaças de animais não certificados. Todas as carcaças são identificadas com o carimbo em 3 partes, além das etiquetas de identificação.

peroncertificando

Técnico do Programa Carne Angus Certificada, Médico Veterinário Vinicius Peron, realizando a conferência das carcaças. Créditos de Imagem: Carolina Jardine

Os técnicos acompanham então a desossa das carcaças e a produção dos cortes para serem embalados a vácuo, garantindo que serão produzidos apenas cortes de animais certificados. Na mesa de cortes, ainda é feita uma última seleção, descartando peças que possam estar fora do padrão.

Todas as unidades são auditadas periodicamente pela certificadora europeia TUV Rheinland atestando o processo de certificação da carne angus, garantindo à carne angus brasileira credibilidade internacional. O Programa Carne Angus Certificada é reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela Confederação da Agricultura e Pecuária Nacional (CNA).

Toda carne produzida dentro dos frigoríficos parceiros do Programa Carne Angus Certificada é acompanhada permanentemente pelo serviço oficial de inspeção, atestando ser livre de qualquer doença e segura para o consumo humano.

Lembre-se apenas as carnes embaladas que tem este selo são certificadas pela Associação Brasileira de Angus, com garantia de qualidade do produto. Saiba mais em (https://blogdacarne.com/index.php/2017/02/02/nova-coluna-do-blog-da-carne-o-que-tem-por-tras-do-selo-carne-angus-certificada/)

The following two tabs change content below.
O Programa Carne Angus Certificada foi criado em 2003 pela Associação Brasileira de Angus, inspirado no Certified Angus Beef ® dos Estados Unidos da América. O projeto foi idealizado com o objetivo de valorizar o produtor rural e ofertar ao consumidor uma carne com garantia de qualidade.

Latest posts by Carne Angus Certificada (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *