IMG 0304 2

Receita de ragu de fraldinha

O que achou deste post?

Olá pessoal, a receita de hoje é o ragu de fraldinha! Fica uma delícia acompanhado de um purê ou mesmo como molho de uma massa.

Ingredientes:

  • 1 peça de fraldinha cortada em pedaços grandes no sentido da fibra¹;
  • 1 cebola média (usei a roxa) cortada em cubos;
  • 2 dentes de alho;
  • 2 cenouras cortada em cubos;
  • 1,5kg de tomate bem maduro, sem pele e sem semente;
  • Salsão, cheiro verde, azeite, sal e temperos a gosto (eu sempre coloco manjericão e alecrim frescos).

#DicaBemPassada¹: se tiver dificuldade para cortar e limpar a fraldinha, peça para o seu açougueiro. Embora a regra seja para nunca cortar no sentido da fibra, nesta receita é exceção pois o ragu vai ficar muito tempo cozinhando e as fibras vão amolecer.
Se a fraldinha estiver congelada, não se esqueça de transferi-la para a geladeira (se for preparar no almoço de domingo, transfira no sábado a noite, por exemplo). E, uma hora antes do preparo, tire da geladeira. Se descongelar rápido, a carne perde água e, consequentemente, maciez. =)


Modo de Preparo

  1. Aqueça o azeite e nele doure a carne até a água reduzir e formar uma rapa escura no fundo da panela;
  2. Depois que a carne tiver selada, adicione sal a gosto (eu coloco pimenta do reino também);
  3. Acrescente 1 xícara de água, misturando-a bem na rapa escura da panela;
  4. Quando reduzir o líquido e formar novamente a rapa, repita o passo 2;
  5. Acrescente a cebola e deixe que doure nos sucos da panela, depois coloque o alho (Eu prefiro colocar primeiro o alho sempre depois para não correr o risco de queimá-lo. Mas, se preferir, troque a ordem);
  6. Junte o salsão, cheiro verde, temperos e a cenoura. Misture bem e, quando mudarem de cor, acrescente o tomate sem pele² e sem semente.
  7. Tampe a panela e abaixe o fogo até o mínimo. Deixe cozinhando por cerca de 3 horas, até a carne desfiar. Se preferir, pode trocar as 3 horas de fogo baixo por 30 minutos de pressão. Mas, como dizem os italianos, tudo que demora, é bom =)

E pronto! Experimente para sentir se o sal está a gosto e dê uma “voltinha” de azeite.

#DicaBemPassada²: Para tirar a pele do tomate, ferva água em um outro refratário, desligue o fogo e adicione os tomates. Deixe cerca de um minuto. Quanto mais maduro, mais provável da pele sair sozinha. Tire com cuidado para não se queimar e, quando esfriar, tire o restante da pele. Corte-o, em seguida, para tirar as sementes.

Esta receita com mais um acompanhamento serve 4 pessoas.

Quer mais uma dica? Pegue uma fatia de pão italiano, passe o azeite nela e coloque o ragu por cima! Fica delicioso! Aproveite para harmonizar com vinho tinto mais encorpado como um Malbec ou Cabernet Sauvignon.

O que achou da nossa receita? Comente abaixo!

Quer ver a sua receita no Blog da Carne? Envie para nós!

The following two tabs change content below.

Juh Chini

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Economista na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). Fundadora do Blog da Carne, Líder de Inteligência de Marketing na @Tech, viajante, palmeirense e apaixonada por churrasco, família, amigos e uma mesa de bar. "A vida é a arte do encontro!"

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *