carne vermelha coracao aterosclerose original7

Retrospectiva sobre a carne vermelha e nutrição

O que achou deste post?

Olá pessoal, tudo bem? Já que estamos no final do ano, hoje irei fazer uma retrospectiva de tudo o que vimos esse ano sobre a importância da carne vermelha para nossa saúde.

Riquíssima em PROTEÍNAS e aminoácidos essenciais os quais são de extrema importância ao nosso organismo, tendo função energética, hormonal, estrutural, enzimática, de defesa, transporte, etc. Apresentam, em média, em torno de 25-35g de proteína/100g de carne já cozida.

GORDURAS também estão presentes na carne vermelha, principalmente a saturada (pouco mais nociva a saúde). Porém não é por esse motivo que devemos evitar o consumo de tal alimento, visto a gordura é essencial para nossa saúde (hormônios, absorção e transporte de vitaminas, membrana celular, proteção, manutenção de temperatura, entre outros). Outro ponto importante é que existem cortes mais gordurosos (picanha, costela, fraldinha, ponta de peito, acém, cupim, carne seca), os quais podem ser consumidos, mas em baixa frequência e quantidade. Já aqueles cortes mais magros (patinho, maminha, músculo, lagarto, file mignon, coxão mole, coxão duro), podem ser consumidos com uma frequência maior, mas sempre de acordo com as recomendações do nutricionista após a avaliação individual.

VITAMINAS também são de extrema importância para nossa saúde e estão amplamente presentes nas carnes, principalmente as do complexo B, dentre a qual ganha-se destaque a B12 por estar presente apenas em alimentos de origem animal. São de extrema importância para o bom funcionamento do organismo, atuando na produção de energia, combate a anemia, metabolismo de nutrientes, na saúde, cardíaca, cerebral, memoria, humor, etc. Como são vitaminas hidrossolúveis, quanto menos água utilizarmos no seu cozimento melhor, pois serão mais preservadas na carne.

Outro grupo de nutrientes fundamentais à nossa saúde são os minerais, dentre eles o FERRO E O ZINCO ganham destaque. O ferro atua diretamente no combate da anemia, patologia comum em crianças, gestantes e idosos. Outro ponto importante é que o ferro presente na carne é um ferro melhor absorvido quando comparado com o ferro dos vegetais. Já o zinco esta presente em mais de 200 enzimas fundamentais para o metabolismo como reprodução, fertilidade, liberação de hormônios, síntese de proteínas, paladar, digestão, sistema imune, sistema antioxidante, entre outros.

Dessa forma, devido a todas essas atribuições nutricionais, a carne vermelha é sim um super alimento que traz inúmeros benéficos a nossa saúde em todas as fases da vida para vários objetivos (perda de peso, ganho de massa muscular, mais disposição, doenças neurológicas, pós cirurgia bariátrica). Vale lembrar mais uma vez que, a quantidade, frequência, tipos de cortes, modos de preparo deve ser avaliados de maneira individual, por um nutricionista, de acordo com a necessidades, objetivos e patologias (quando existentes) de cada um.

Espero que tenham gostado e relembrado sobre a importância de tal alimentos para nossa saúde.

Próxima semana irei dar algumas receitas leves com carne vermelha para a ceia de natal! Não percam! Até lá!

 

Boa semana a todos!

 

Letícia Donati

Nutricionista Clínica – USP/RP
CRN 3: 38854
Rua Bernardino de Campos, 1330, Vila Seixas
Ribeirão Preto-SP
Contato: (16)3636-3697   (16)99792-1300

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *