armazenar cerveja

Saiba como armazenar e conservar a cerveja para o churrasco

O que achou deste post?

Se você já está pensando no churrasco do fim de semana, hoje, aqui na coluna do Clube do Malte, no Blog da Carne, te daremos dicas de como armazenar, conservar e deixar a cerveja no ponto ideal para o churrasco.

Para começar, se você estiver em dúvida de qual cerveja irá comprar, em nosso primeiro post aqui na coluna, apresentamos 7 boas cervejas para harmonizar com o churrasco. Confira aqui e escolha os seus estilos preferidos.

Talvez possa até parecer óbvio, mas para se preservar a qualidade da cerveja e aproveitar tudo o que ela tem a oferecer ao máximo, a maneira como você irá armazená-la é muito importante.  O modo como a garrafa é posicinada, a incidência de luz e a temperatura podem interferir no sabor e caracteristicas da cerveja.

armazenar cerveja2

Como armazenar e conservar a cerveja para o churrasco?

Veja aqui algumas dicas para manter as suas cervejas sempre bem armazenadas e na temperatura ideal para servir no dia do churrasco.

  • Onde armazenar? – Se você não vai colocar suas garrafas imediatamente no refrigerador o ideal é que as deixe guardadas em um local de sombra, a incidência de luz pode modificar o amargor da cerveja. Isso ocorre porque o lúpulo, ingrediente responsável pelo amargor da bebida, é muito sensível a luz. Se a cerveja ficar exposta aos raios ultravioletas ou iluminação artificial, pode ocorrer reações químicas que liberarão radicais livres, afetando no sabor da bebida. Além de provocar outros problemas, como oxidação e envelhecimento da cerveja.
  • De pé ou deitada? – Diferente do vinho, a garrafa de cerveja não deve ser armazenada deitada, mas sim na posição vertical, de pé. Isso evita o contato com o ar, que fica na superfície, e que pode oxidar a cerveja. E também não é recomendado o contato da cerveja com a tampa.
  • Temperatura – cada estilo de cerveja pede uma temperaturadiferente e a principal dica é de que quanto menos alcoólica e mais leve for o estilo da cerveja, mais fresca ela deve estar, e quanto mais alcoólica e encorpada, mais morna ela deve estar. As cervejas especiais devem ser degustadas em temperaturas que variam entre 3ºC e 15ºC. A dica é que sempre deixe suas cervejas gelando na geladeira, jamais no congelador. Se quiser conferir mais detalhes sobre a temperatura ideal para servir cada estilo de cerveja, no Blog do Clube do Malte temos um post explicando tudinho, confira aqui!

Gostou das dicas? Conte pra gente!

The following two tabs change content below.

Juh Chini

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Economista na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). Fundadora do Blog da Carne, Líder de Inteligência de Marketing na @Tech, viajante, palmeirense e apaixonada por churrasco, família, amigos e uma mesa de bar. "A vida é a arte do encontro!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *