Captura de Tela 2014 03 15 às 13.09.40

Saúde e alimentação

O que achou deste post?

Olá pessoal!

Meu nome é Leticia Donati, sou nutricionista, formada pela Universidade de São Paulo (USP-RP) e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pelo Centro Educacional Valéria Paschoal (VP). Sempre me encantei pela nutrição e pelo que uma boa alimentação é capaz de fazer pelo ser humano.  

Desde que me formei, há 4 anos atrás, atuo na área de nutrição clínica, em consultório particular na cidade de Ribeirão Preto – SP. Atendo diversos tipos de público, desde crianças até idosos, além de gestantes e lactantes, as quais me procuram pelos mais variados motivos como reeducação alimentar, maior disposição e bem-estar, emagrecimento, obesidade, pré e pós cirurgia bariátrica, ganho de peso, tratamento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, dislipidemias, anemias, doenças cardiovasculares, distúrbios renais e hepáticos, síndrome do intestino irritável, ovário policístico, entre outros.

Minha linha de trabalho baseia-se na reeducação alimentar, sem nenhum tipo de restrição severa (a não ser em casos extremos de algumas patologias  como as alergias, por exemplo). Acredito que, dentro de uma alimentação saudável todos os alimentos (vindos da natureza, de origem animal e vegetal, não industrializados!) são bem-vindos e tem o seu papel. Vale ressaltar que as quantidades, a frequência e os horários deve ser levados em conta, dependendo de cada indivíduo e do seu objetivo.

Nesse contexto, entra o consumo de carne vermelha, a qual pode e deve ser incluída na dieta do brasileiro, visto que é uma das principais fontes por exemplo, de proteínas, minerais como o ferro e zinco, vitaminas do complexo B, principalmente a B12, entre outros. Além disso, é um alimento amplamente consumido, com frequência, em todas as regiões do Brasil, por diversos públicos e de fácil aceitação. Basta ver o prato típico da cultura alimentar do brasileiro: arroz, feijão, carne, salada, não é mesmo?  

foto 2

Todas as segundas-feiras escreverei um artigo aqui no blog, falando um pouco sobre a carne vermelha, sua importância para nossa saúde, disposição, suas propriedades e como aproveitarmos o melhor desse alimento tão rico!

Espero que gostem, que seja proveitoso e que possam aprender um pouco mais sobre o assunto e incluir as dicas no dia-dia e no da sua família!

Letícia Donati

Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP) e pós graduada em Nutrição Clinica Funcional. Atua na área de Nutrição Clínica em consultório particular na cidade de Ribeirão Preto – SP. 

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *