capa sundubu

Sundubu

O que achou deste post?

Olá amantes e simpatizantes da carne.

Tenho falado muito sobre as carnes, ingredientes e muito mais sobre a culinária coreana. Aproveitando a mudança de tempo e este friozinho bom que eu gosto muito, irei falar um pouco sobre um dos pratos da culinária coreana que combina muito bem para os dias frios.

Alguém já ouviu falar no Sundubu Jjigae?!
Não somente o Korean BBQ é famoso pelo mundo todo, mas os ensopados da culinária coreana, mais conhecidos por Jjigae, também são famosos. Não somente pela bela apresentação onde é preparado, mas também pelas explosões de sabores que proporcionam aos ensopados coreanos.

O Jjigae significa ensopado na tradução livre, portanto sempre que um principal ingrediente fazer parte deste Jjigae, o seu nome vem primeiro. Por exemplo: em um ensopado de Kimchi, o nome seria Kimchi Jjigae. E por aí vai. Os coreanos gostam muito de ensopados por ser um excelente Comfort Food para o frio, super nutritivo, faz bem para a saúde, não engorda e combina muito bem com o frio.

Existem vários tipos de ensopados, mas um dos que eu mais gosto é o Sundubu (Soft Dubu Stew).
Feito com Tofu (existem de várias texturas), legumes, pode ser de frutos do mar, carne suína ou bovina. Tudo isso em um caldo super potente feito a base de pasta de soja fermentada e de pimenta.

sundubu jiggae

Geralmente é servido em cumbucas bem quentes à mesa ou mesmo em tigelas na boca de um fogãozinho (o mesmo feito no Korean BBQ sobre a mesa) para manter ele mais aquecido e ser compartilhado entre todos à mesa.

Um Sundubu Jjigae bem quente, uma tigelinha de arroz, banchan (os acompanhamentos) e alguma carne do Korean BBQ, são as melhores pedidas para os dias mais frios. Você encontra o Sundubu ou outros demais Jjigaes nos restaurantes coreanos no Bom Retiro, Brás e Aclimação.

Isso sim eu chamaria de Comfort Food para o frio, pois aquece o corpo, a alma e o espírito.

Um Grande abraço.

Reinaldo Lee
@reinaldolee
#MEATing

The following two tabs change content below.

Reinaldo Lee

Cozinheiro desde os 12 anos de idade, aprendeu a gostar de cozinhar através de sua mãe. Tentou ser DJ de música eletrônica, fez Ciências Contábeis na PUC-SP, trabalhou em multinacional na área de finanças mas foi na gastronomia onde encontrou as melhores receitas e ingredientes da vida. Especialista em Korean BBQ, ama cozinhar, fazer um churras, viciado em hamburguer e muito agradecido por Jesus. Pão de queijo e um pingado me faz feliz toda manhã. Escreve a coluna #MEATing! @reinaldolee

Latest posts by Reinaldo Lee (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *