dia mulher

Uma Homenagem Especial ao Dia das Mulheres

O que achou deste post?

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, nasceu das lutas das mulheres pelos seus direitos e por condições melhores de vida e trabalho durante a virada do século XX.

Em  2017, em pleno século XXI, não só a luta continua como a data permanece sendo muito importante, pois corresponde também a um dia de homenagens a todas as mulheres, mães, filhas, irmãs, esposas, namoradas e amigas, considerando suas diversas culturas, raças, etnias, times de futebol e gosto por carne de mal a bem passada. E, como o Blog da Carne é formado por três mulheres, não poderíamos deixar esse dia passar sem nenhuma expressão de nossa parte.

Neste contexto, nós resolvemos fazer uma singela homenagem, trazendo depoimentos de mulheres que fazem com que a nossa carne seja cada dia mais forte, da fazenda à mesa. Elas, que não se importam em desfilar de jaleco, pisar sua botina no pasto, congelar em frigoríficos ou esquentar a barriga na churrasqueira. Mas, que também adoram um salto, trocam a fumaça do carvão por um Chanel, e tiram o chapéu para trabalhar em escritórios. Confira os depoimentos:


File 007 1Sou Teresa Cristina Vendramini, produtora rural no estado de São Paulo, precisamente na cidade de Florida Paulista. Trabalho com cria, recria e engorda de Angus e terminação de garrotes que compro.
Nesses últimos anos aprendi a necessidade de fazer um giro rápido na fazenda então procurei me organizar com as tecnologias disponíveis na pecuária.
Os pastos são rotacionados,a maioria com água encanada e adubação. Acredito que algumas ferramentas como essas são minimamente necessárias para a sobrevivência do negócio.
Como estou na atividade rural há menos de dez anos tive de aprender e me organizar muito rápido.Foram alguns anos de cursos e workshops. Nesse período conheci muitas mulheres ávidas por conhecimento e procurando se adequar na atividade.
Participo de um grupo de mulheres que se encontram mensalmente para troca de experiências e aprendizado, o NFA. É enriquecedor e estimulante estar entre elas. E todas buscando a melhoria de seus negócios.
Nos últimos anos percebi a formação de vários grupos femininos pelo Brasil. São mulheres que se organizam em grupos, cooperativas e associações.
Iniciei 2017 com a oportunidade de estar entre elas e tenho andado pelo Brasil.
Minha primeira palestra foi em Santa Maria -RS na CAMSUL que é uma cooperativa mista, agora irei para Goiás e por aí afora. Gosto de pensar que sou eu que aprendo com elas, são mulheres determinadas e inspiradoras.
No final de 2016 recebi o convite honroso para participar da nova diretoria da Sociedade Rural Brasileira e comecei meu trabalho como Diretora em fevereiro.
Me foi designado o novo Comitê da Pecuária da Rural. Estou iniciando a organização de ideias, metas e parceiros nesse novo desafio.
Estar no Agronegócio é participar da atividade responsável por 21% do PIB brasileiro, gerador de 37% dos empregos e 41% das exportações. É estimulante e exige muito empenho e dedicação.


Meu nome é File 000 2Andréa Verissimo, sou Médica Veterinária com Mestrado em Administração Rural realizado na Nova Zelândia. Sou uma gaúcha com paixão pela carne bovina correndo nas veias. Pecuária é o negócio da minha família e defender a carne sempre foi algo natural e necessário para mim. Profissionalmente atuei no SIC — Serviço de Informação da Carne, iniciativa criada em 2001 pelos pecuaristas para informar os consumidores sobre a características, qualidades e benefícios da carne bovina. Posteriormente tive o privilégio de gerenciar a promoção da carne bovina brasileira no exterior, por meio do Programa Brazilian Beef da ABIEC, com apoio da Apex Brasil. Por quase cinco anos tive os melhores professores, líderes e “marketeiros” o Ministro Marcus Vinícius Piratini de Moraes e o médico veterinário Antonio Jorge Camardelli. Neste período nos tornamos pela primeira vez os maiores exportadores de carne bovina do mundo, e juntamente com toda esta visibilidade vieram também enormes desafios de acesso à mercados e ataques à reputação da pecuária brasileira. Fizemos a linha de frente da defesa internacional de nossa carne com afinco, e lentamente conseguiu recuperar espaços de mercado. 
Esta experiência foi complementada pela oportunidades que tive na Elanco Saúde Animal, onde me redescobri na área de Public Affairs, atuando como interface entre entidades, governo e a empresa para comunicar informações técnicas de tecnologias de aumento de produtividade animal. Na Basf atuei em Relações Governamentais das áreas de biotecnologia e defensivos agrícolas, ampliando meus conhecimentos do impressionante setor agrícola brasileiro.
Hoje busco unir todas estas experiências em minha empresa boutique de consultoria em Relações Institucionais especializada no agronegócio, a Avelã Public Affairs. Tenho muito orgulho e continuo sendo uma apaixonada pelo agronegócio brasileiro. Sou muito grata por poder colaborar com o setor que é o verdadeiro talento e esteio da atividade econômica e segurança alimentar brasileiros.

File 004
Meu nome é Adriane Lermen Zart, médica veterinária, Personal PEC. Consultora em bem-estar e manejo de gado. Trabalho com a técnica Nada nas Mãos, um conceito de manejo com gado baseado em confiança e respeito. Linguagem corporal e atitude são suficientes para mover o gado de forma eficiente e com menor estresse, tanto para os animais quanto para as pessoas! Amo estar no meio do gado e acredito que a interação entre nós, humanos, e os bovinos tem que ser prazerosa para ambos. Assim, o objetivo do meu trabalho na pecuária é tornar a vida do gado e das pessoas que trabalham com gado mais felizes e mais tranquilas. A história da minha família sempre foi ligada à pecuária, cresci ajudando meu pai na lida com gado e desde a adolescência trabalho na fazenda da minha família. Então o amor pela pecuária está no sangue. Acredito que apenas termos orgulho de sermos produtores rurais e alimentarmos o mundo não basta. Temos que ter orgulho de fazermos bem feito, de fazermos o certo e em harmonia com nossos valores e princípios.

File 002 2
Meu nome é Ana Nery Terra Souza, sou Diretora de Estratégia do Grupo Água Tirada. Amo o que faço, pois o agro é desafiador. Trabalhar na  integração agropecuária é um aprendizado a cada dia. E sobre a cadeia da carne, é muito despertador para entender os diferentes paladares dos produtores e consumidores. Para produzir com qualidade e rentabilidade tem que ter empenho no tripé: genética – pessoas – controle. É possível! Me sinto realizada sendo mãe de 2 filhas, sucessoras já apaixonadas.  Em termos de genética, produzimos machos de 24 meses com 22@. E o Clima Organizacional da empresa é excelente. Trabalhar na pecuária é uma Bênção de Deus!

File 002 1

Meu nome é Luiza Mendes, formada em Medicina Veterinária pela UFRGS, trabalho no Programa Carne Angus Certificada da Associação Brasileira de Angus.
Trabalhar com a Carne Angus Certificada é ter certeza de estar num projeto sério, que busca entregar um produto de qualidade superior, garantindo a satisfação dos consumidores. Trabalho com o que amo, tendo certeza de que o lugar da mulher é onde ela quiser, inclusive dominando a churrasqueira.

 

 


Meu nome é Berlota Joaquina, File 001sou nutricionista, formada em gastronomia e churrasqueira. Nasci em Brasília e moro em São Paulo desde 2016. Eu me formei em Nutrição e me especializei em Nutrição Infantil em 2007. Mudei para Londres em 2009, onde me formei em Gastronomia na escola Le Cordon Bleu. E em 2016, fui Campeã do reality show de churrasco – BBQ Brasil do SBT.
Já estagiei com o renomado Chef francês Laurent Suaudeau, dei aula de patisserie e montei um chocolateria em Brasília chamada Joaquina Gourmet. Fui Diretora da Merenda Escolar da Prefeitura de Paulínia e trabalhei como Personal Nutri Chef de crianças e adultos em Brasília. Atualmente, sou dona da empresa Shake that Bacon e estou organizando o 1º Congresso Nacional de Carnes e Churrasco, que acontecerá em Brasília-DF de 21 a 23 de abril de 2017.
Trabalhar com a carne pra mim é fazer parte de uma cadeia dedicada a aprimorar cada vez mais o alimento que chega à mesa dos brasileiros. É realizar com muito amor um trabalho que busca sempre a qualidade e a excelência de um serviço que se inicia no campo. 


File 000


Um abraço especial das Mulheres
do Blog da Carne! Para quem não conhece, nosso #TripéBemPassado é formado pela Juliana Chini, Mirella Cais e Melina Cais. Somos três amigas que um dia sonharam em melhorar a comunicação na cadeia, da fazenda à mesa, através de um portal de #informaçãobempassada sobre carne bovina. Se quiser, conheça um pouco mais de nossa história AQUI.

Este artigo é para todas as mulheres que trabalham na na cadeia de carne bovina. Para pesquisadoras, veterinárias, zootecnistas, agrônomas, profissionais de frigoríficos, institutos de pesquisa, grupos de trabalho, associações, supermercados, açougues, boutiques, para as chefes de restaurantes e churrasqueiras. Espero que tenham gostado!!

 

Ps. Gostaria de enviar seu depoimento também? Entre em contato conosco! Novas histórias são sempre bem-vindas!

The following two tabs change content below.

Juh Chini

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Economista na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). Fundadora do Blog da Carne, Líder de Inteligência de Marketing na @Tech, viajante, palmeirense e apaixonada por churrasco, família, amigos e uma mesa de bar. "A vida é a arte do encontro!"

2 Comentários

  1. Oi Gente, estou fazendo uma visitinha por aqui.
    Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens
    Gosto muito desse tipo de conteúdo um Abraço 🙂

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *