CapaUmami

UMAMI

O que achou deste post?

Olá amantes e simpatizantes da carne.

Recentemente tenho postado algumas receitas em meu Instagram, onde tenho falado muito sobre o Umami quando me refiro a explosão de sabores naquela receita. Em algum momento de suas pesquisas, notícias ou até mesmo receitas gastronômicas, vocês já devem ter lido sobre esse tal de Umami.

Mas de fato, o que é Umami?
O nosso paladar é capaz de reconhecer quatro tipos básicos: doce, amargo, salgado e azedo. Porém, muitos não sabem mas existe aí um quinto elemento a qual chamamos de UMAMI. Descoberto por um professor japonês, seu significado quer dizer UMAI (delicioso) e MI (gosto) então ficou UMAMI.

Não irei entrar em termos técnicos, mas o princípio ativo que desperta o Umami em nosso paladar, é o aminoácido glutamato e os nucleotídeos inosinato e o guanilato, combinado as outras moléculas dos alimentos que enaltecem esse sabor presente e marcante, o olfato e os estímulos no cérebro também estão no processo todo para que possamos sentir o tal do Umami em uma determinada combinação de ingredientes.

WagyuAlhoNegroUmami

Mas quais alimentos eu posso encontrar esse tal de Umami e como combiná-las?
Primeiramente que para alguns, este conceito de novo sabor ainda é novo e requer aprendizado e memorizar os sabores dos alimentos antes de tudo.
O ajinomoto é um dos ingredientes que ativam este novo sabor porém não natural. O tomate por exemplo, quando preparado como molho fresco para acompanhar uma massa por exemplo, o acréscimo de queijo parmesão faz com que esta mistura toda, seja despertada o Umami.

Folhas de alga Kombu, cogumelos, peixes, alho negro, shoyu, misso, crustáceos, flocos de peixe bonito, enfim, combinadas com outros alimentos, acabam que potencializando o sabor Umami.
Só como curiosidade, nosso primeiro contato com o sabor Umami, foi durante a amamentação quando éramos recém nascidos. O leite materno também é rico em sabor Umami.

Além da sugestão do molho de tomate com massa e parmesão para ativar este quinto sabor, experimente também o alho negro em suas receitas que te garanto o sabor Umami presente e marcante. Uma combinação legal também é massa, tomate, manjericão, queijo parmesão, azeite trufado e flor de sal. Mega super Umami na sua boca!

Um Grande abraço.

Reinaldo Lee
@reinaldolee
#MEATing

The following two tabs change content below.

Reinaldo Lee

Cozinheiro desde os 12 anos de idade, aprendeu a gostar de cozinhar através de sua mãe. Tentou ser DJ de música eletrônica, fez Ciências Contábeis na PUC-SP, trabalhou em multinacional na área de finanças mas foi na gastronomia onde encontrou as melhores receitas e ingredientes da vida. Especialista em Korean BBQ, ama cozinhar, fazer um churras, viciado em hamburguer e muito agradecido por Jesus. Pão de queijo e um pingado me faz feliz toda manhã. Escreve a coluna #MEATing! @reinaldolee

Latest posts by Reinaldo Lee (see all)

1 comentário

  1. Olá Reinaldo,
    Parabéns pelo blog.
    Falando sobre o UMAMI, gostaria de informar que agora existe no Brasil um produto feito com extrato de leveduras que justamente faz o efeito natural do umami ! Se chama de Cenovit.
    Para maiores detalhes segue o site: https://www.cenovit.com.br
    Abs
    Patrick.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *