visceras

Vísceras bovinas e suas propriedades

O que achou deste post?

Apreciadas por algumas pessoas, as vísceras são partes dos animais que também servem para o consumo humano. São elas: língua, bucho, fígado e rim. Possuem alto valor nutricional, porém sujeitas a maior depreciação.

Por serem partes de alto teor energético e metabólico (órgãos) são super nutritivas, fontes de proteínas, vitaminas e minerais. Dentre elas, o fígado merece maior destaque, pois é rico principalmente em ferro, tanto que uma das recomendações é que pessoas com anemia ingiram fígado. Além desse mineral, também é fonte importante de vitamina A, na forma de retinol (essencial para pele, visão), vitaminas do complexo B, principalmente B12 e B2 e B3 e proteínas de alto valor biológico.

Por outro lado, contém quantidades relevantes de purinas e por esse motivo, pessoas com ácido úrico elevado devem ficar atentas.  Assim como, possuem alto teor de gordura saturada e principalmente de colesterol, devendo assim, ser ingerido com parcimônia, principalmente por pessoas com doenças cardiovasculares e com colesterol elevado.

100g de fígado grelhado contem:

  • Colesterol: 601 mg à média de outros cortes: 90mg
  • Gordura saturada: 4,7g à média de outros cortes: 5g
  • Retinol: 14574 microgramas à média de outros cortes: 2 microgramas
  • Ferro: 5,8 à média de outros cortes: 2,0mg
  • Riboflavina (B2): 2,69 à média de outros cortes: 0,1mg
  • Niacina (B3): 11,92 média de outros cortes: 4mg

(Fonte: Tabela de Composição de Alimentos, NEPA/UNICAMP – 4 ed. rev,. e ampl., 2011)

Como pôde ser visto, apesar de serem altamente nutritivos, na maioria das vezes não têm uma boa aceitação, com um sabor mais acentuado e forte. Porém alguma técnicas culinárias podem auxiliar na melhora do paladar, como por exemplo, fatie bem fino o bife ou em tirinhas e deixe-o marinando com bastante limão, alho e temperos naturas na geladeira e depois frite-os com pouco de manteiga e rodelas de cebola, pimentão. Outra dica é empana-lo com farinha de amêndoas ou de aveia, algumas sementes de gergelim e levar ao forno para assar. O segredo é temperar bem o bife antes do preparo!

Outro ponto importante é a procedência. Como já dito anteriormente, por serem partes de alto teor energético e metabólico (grande concentração de enzimas, nutrientes e água), são responsáveis pelo metabolismo e excreção, não só de nutrientes, mas também de substâncias tóxicas e de medicamentos, o faz com que tenham um maior potencial de contaminação e deterioração. Dessa forma, é fundamental que se verifique a procedência na hora da compra, selo de inspeção sanitária, assim como observar coloração, cheiro, data de validade e de fabricação, optando sempre pela peça mais fresca. Se possível, opte por animais criados em pastos soltos e de forma orgânica

O armazenamento, também é de grande relevância para a boa qualidade. Deve ser feito de maneira correta, em temperaturas adequadas e não por muito tempo. O descongelamento deve ser feito na geladeira ou no microondas, nunca em temperatura ambiente, para que não favoreça a proliferação de microorganismos.   

Apesar de as vísceras não serem amplamente consumidas pela população e terem uma baixa aceitação, são partes muito nutritivas e que podem fazer parte do cardápio do brasileiro desde que tenha uma atenção redobrada quanto a procedência e armazenamento.

Boa semana à todos!

Texto por Letícia Donati

Nutricionista Clínica – USP/RP
CRN 3: 38854
Rua Bernardino de Campos, 1330, Vila Seixas
Ribeirao Preto-SP
Contato: (16)3636-3697   (16)99792-1300

1 comentário

  1. gosto muito desse blog, sempre que tenho vontade de
    fazer algumas recetinhas sempre venho aqui….obrigado
    por sempre estar postando receitas tão boas.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *