carne

Metodologias ativas de aprendizagem para inspeção sanitária

O que achou deste post?

Boa tarde, pessoal!

Hoje trago no Blog um artigo retirado do jornal.USP, do Rafael Oliveira, sobre como melhorar a higiene dos alimentos.

Achei super interessante a iniciativa e gostaria de dividir com vocês!

A Professora Simone de Carvalho Balian tem um grande objetivo na sua carreira como docente: criar, a partir de uma relação de igual para igual, um ambiente agradável para seus alunos e proporcionar um aprendizado mais eficiente, e mostrou isso  com o desafio que sugeriu aos seus alunos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP; a produção de material audiovisual sobre o tema de inspeção sanitária. Desde 2014, os estudantes do curso de Medicina Veterinária saem da zona de conforto e produzem vídeos sobre assuntos como a diferença entre leite cru e leite industrializado, riscos do consumo de carne clandestina e boas práticas na manipulação de alimentos em casa.

A iniciativa de Simone tem surtido o efeito esperado e, fora o interesse pela disciplina ter crescido, a qualidade dos materiais produzidos foi aprimorada com o decorrer dos semestres.

No vídeo a seguir, produzido pelos alunos Allison Kawaoku, Carla Boni, Rodrigo Nascimento e Tamara Boni, são apresentados os riscos de consumir carne clandestina e informações sobre identificação e cuidados dos alimentos:

Apesar da importância da inspeção sanitária, tanto a estudante quanto a docente apontam que falta conhecimento no tema, inclusive por parte de graduandos de Medicina Veterinária. Segundo a professora do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal, a ideia de dinamizar a lógica dentro da sala de aula objetiva aproximar os alunos da disciplina e estimulá-los a serem multiplicadores do conteúdo lá apreendido em suas respectivas casas e círculos sociais, ainda que não sigam carreira na área.

Para Simone, a principal função social dos vídeos é trazer à discussão assuntos que são negligenciados. “Mais do que esclarecer, o objetivo é despertar a vontade de saber. Inclusive eu venho pedindo para os alunos que sempre no final dos vídeos coloquem um ‘para saber mais’. No meu entender, é despertar o cara para um assunto, porque o que eu vejo de mais grave não é nem não ter a informação, mas as informações erradas que passam”, alerta a professora.

Nós do Blog da Carne apoiamos essa iniciativa e parabenizamos todos os estudantes e profissionais envolvidos na atividade!

Fonte:

Jornal USP

The following two tabs change content below.

Mirella Cais

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Engenheira Agronôma pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP Jaboticabal). Associada à Biomarketing, TCAinternacional e Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM. Produtora/apresentadora do Programa Agrossociedade a Nova Geração.

1 comentário

  1. Can I simply just say what a comfort to find somebody
    that really knows what they’re discussing on the web. You actually realize how
    to bring a problem to light and make it important.

    A lot more people need to read this and understand this
    side of the story. I was surprised you aren’t more popular given that you definitely have the gift. http://www.seaside-residences.sg/

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *