TOUR

Você sabe o que é Senepol?

O que achou deste post?

Você já deve ter ouvido falar sobre Senepol, mas sabe o é?

Senepol é uma raça de gado de corte (assim como o Nelore e o Angus), proveniente de cruzamentos entre o gado N’Dama, importados no final do século 19 do Senegal, e gado Red Poll.

Hoje, o Senepol está presente em mais de 18 estados brasileiros, favorecendo a produção de animais jovens e com uma carne tenra e suculenta.

Como identificar o animal da raça Senepol:

Não possuem chifres, possuem pelos curtos, de cor vermelha, preta ou marrom.

SENEPOL NELORE
Diferenças entre o Senepol e o Nelore
Fonte: Território Senepol

Características da raça:

Os animais Senepol são muti adaptáveis, dóceis, apresentam um rápido crescimento, isso favorece a pecuária de corte fazendo com que o ciclo de engorda seja muito curto. São características como a elevada capacidade de transformação de pasto (proteína vegetal) em carne (proteína animal) que deixa o gado pronto para o abate rapidamente, ou seja, com maturação de peso e carcaça frigorífica em idades ainda precoces (ABCB SENEPOL, 2017).

Pela origem genética aliada a um processo de seleção fechada por séculos nas ilhas caribenhas, o Senepol, tornou-se um indivíduo com alta capacidade de adaptação a diferentes ambientes.  Adapta-se a diferentes níveis de manejo da pecuária e encontra alimento em lugares que outras raças dificilmente têm capacidade de obter. Pode sobreviver sem água por vários dias, além de viver bem, em regiões pantanosas, de mata, de cerrado, áridas, de campos quentes ou frios. Os cascos pretos, fortes, e resistentes a todo tipo de solo e topografia favorecem a raça (ABCB SENEPOL, 2017).

Nos últimos anos, o rebanho evoluiu de tal maneira que são comuns linhagens com aptidão para marmoreio, a aquela gordura entremeada que ressalta o sabor e a maciez.

O animal Senepol é aproveitado em sua totalidade. Dele é possível extrair cortes magníficos, como T-Bone, Ojo de Beef, o Porterhouse, Beef de Ancho, entre outros. Com amparo de modernas tecnologias, entre elas a ultrassonografia de carcaça, descobriu-se no Senepol um percentual de marmoreio semelhante e até superior ao do Angus, já consagrado pelo mundo.  O Senepol é uma nova opção a ser explorada no universo gourmet, com a vantagem de os animais serem manejados 100% a pasto. São rústicos, suportam o calor e cumprem perfeitamente a função de provedores do material genético que está revolucionando a pecuária nacional (TERRITÓRIO SENEPOL, 2017).

Para entender melhor sobre a raça, o Blog da Carne entrevistou a Maria Vitória Faé Proença, Estudante de Zootecnia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) que, com apenas 20 anos de idade, é a Pecuarista responsável pela Senepol Vitória.

M 31 1
Foto: Néia Chelest

BDC: Maria Vitória, o que te fez escolher produzir Senepol?

MV: Resultados que a raça agrega à campo em cruzamento industrial e a qualidade do produto final.

Senepol é uma raça com desmama pesada (220-260 kg nas fêmeas, 240-300 kg nos macho); animais se desenvolvem rápido o que é ótimo para Pecuária de ciclo curto, os reprodutores cobrem bem à campo e as fêmeas são férteis, é possível observar que a raça agrega muita heterose em seus produtos no cruzamento industrial.

BDC: Como é produzir senepol?

MV: É ótimo, estou muito satisfeita trabalhando com a raça, pois, são animais muito dóceis, de fácil manejo, fácil adaptação que pode ser criado em qualquer clima, eu crio Senepol no frio do Sul do Brasil, são animais resistentes a ecto e endo parasitas, animais férteis, se desenvolvem muito rápido, ou seja, têm todas as características que o pecuarista busca agregar no rebanho.

BDC: Quais características da carne Senepol são diferentes em relação as demais?

MV: É uma carne saudável, magra, macia e suculenta, que atende os padrões de frigorífico e consumidor.

Possuí boa cobertura de gordura na carcaça de forma padronizada, segundo pesquisas feitas na USP é comprovado índices de 5,6 mm para espessura de gordura subcutânea e AOL (área olho de lombo)  superior à 80 cm2, o  abate dos animais é precoce, há informações de abate técnico que a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB) disponibiliza, que comprovam o abate de animais  meio-sangue, com idade entre 17 à 20 meses, apresentando rendimento de carcaça superior à 53% com 300 kg no peso médio da carcaça e também com um percentual maior de carne em partes mais nobres devido serem animais naturalmente musculosos.  Em estudos da USP, para comprovar a qualidade da carne à nível de consumidor, as médias para perda de água após cozimento (PAC), são de 13 %, devido a raça ter maior presença de água nos tecidos da carne, o que é diferente em outras raças, e com média de 2,59 para força de cisalhamento, o que conclui que a carne é muito macia, item favorável para agradar o paladar do consumidor.

BDC: O nosso agradecimento à Maria Vitória pelos esclarecimentos sobre a raça Senepol. 
Já experimentou a carne Senepol? Conte para nós o que achou!
Referências:
ABCB SENEPOL – http://senepol.org.br/
TERRITÓRIO SENEPOL – http://www.wvleiloes.com.br/senepol/

Foto de Capa: Touro Senepol – Território Senepol

The following two tabs change content below.

Juh Chini

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Economista na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). Fundadora do Blog da Carne, Líder de Inteligência de Marketing na @Tech, viajante, palmeirense e apaixonada por churrasco, família, amigos e uma mesa de bar. "A vida é a arte do encontro!"

1 comentário

  1. Como criadora de Senepol há 10anos posso afirmar com certeza que a carne de Senepol e diferenciada . Todos em casa já conhece a diferença quando no prato.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *