21198 cis header graphic.rev .1432158609

Você sabia? As boas práticas da pecuária brasileira tem sido reconhecidas no mercado internacional

O que achou deste post?

Embora a imagem da carne bovina brasileira tenha enfrentado um período de crise em 2017, decorrente da Operação Carne Fraca, o mercado internacional tem reconhecido os consequentes esforços para aprimorar a produção, tornando-a mais eficiente e sustentável.

Estudos realizados pela Embrapa e Rede de Pesquisa Pecus apontam que em uma simulação de balanço entre as emissões e remoções de GEEs em um processo de recuperação de pastagem possibilita a obtenção de um saldo positivo de carbono. Alguns sistemas de produção, como a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), e alterações na nutrição animal, como inclusão de aditivos na dieta bovina que melhoram a sua digestibilidade, são estratégias pesquisadas pela Embrapa e que têm potencial para diminuir as emissões da agropecuária. Isso ocorre porque os sistemas integrados retêm mais carbono e uma melhor digestão promove menores emissões de metano pelos animais (EMBRAPA, 2015).

Outras iniciativas também têm sido realizadas de forma a diferenciar a carne bovina produzida de forma sustentável, como a “Carne Carbono Neutro” (CCN), que atesta a produção de bovinos de corte em sistemas com a introdução obrigatória de árvores como diferencial, pois a presença do componente arbóreo em sistemas de integração do tipo silvipastoril (pecuária-floresta, IPF) ou agrossilvipastoril (lavoura-pecuária-floresta, ILPF) neutraliza o metano entérico (exalado pelos animais), um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa que provoca o aquecimento global. Os sistemas integrados retêm mais carbono e uma melhor digestão promove menores emissões de metano pelos animais.

Há também novos tipos de selos/certificados, como o selo de qualidade do IMAC e marcas com o certificado Rainforest Alliance.

Estas iniciativas tem sido reconhecidas no mercado internacional. Em setembro, as exportações alcançaram um crescimento de 17%, ressaltando a importância do país como o maior exportador. A China, por exemplo, cujo presidente defende a nossa carne a ponto de se considerar um “garoto propaganda“, anunciou recentemente que vai aumentar a quantidade importada de carne brasileira. Segundo Antônio Jorge Camardelli, Presidente da ABIEC, mercados importantes até então fechados, como os EUA, Coreia do Sul e Filipinas estão próximos de liberar a carne do Brasil.

Não esqueça de usar a #SOMOSDACARNE

WhatsApp Image 2017 11 01 at 12.16.20

A Coluna “Você Sabia?” é parte do movimento #SomosdaCarne do Terraviva Eventos.

EMBRAPA. Eficiência da produção pecuária reduz emissão de gases estufa. 2015.

The following two tabs change content below.

Juh Chini

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Economista na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). Fundadora do Blog da Carne, Líder de Inteligência de Marketing na @Tech, viajante, palmeirense e apaixonada por churrasco, família, amigos e uma mesa de bar. "A vida é a arte do encontro!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *