Novo Campo Pilot Ranch 2

Coluna: Você sabia? A intensificação da pecuária se traduz em sustentabilidade e carne de melhor qualidade?

O que achou deste post?

Você sabia que a intensificação da pecuária se traduz em sustentabilidade e carne de melhor qualidade?

Segundo a Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO), se o crescimento do consumo nos próximos anos for o mesmo do atual, será necessário aumentar em 60% a quantidade de alimentos para responder à demanda estimada de 9 bilhões de habitantes no planeta em 2050.

O Brasil, que é um dos maiores produtores de alimentos, assume a missão de aumentar sua produção, consumindo cada vez menos recursos, ou seja, através do aumento da produtividade.

Na pecuária, enquanto a produção  irá aumentar 21,9% nos próximos 10 anos, partindo de 9.620 milhões de toneladas para 11.727 milhões de toneladas, as pastagens vão se reduzir de 184,2 milhões de hectares (2016), para 179,6 milhões em 2026, perdendo 2,49% de área (Outlook Fiesp Brasil 2026). E um dos motivos para tal redução é a intensificação da pecuária.

Mas, o que é intensificação da pecuária?

Consiste em otimizar os recursos, utilizando-os da melhor forma possível, aumentando a produtividade (@ produzidas/ha/ano). Desta forma, a intensificação é importante na geração de renda, pois maximiza o resultado financeiro do produtor e sendo mais é sustentável para o meio ambiente, desde que associada com boas práticas.

Um estudo do Imaflora¹ mostrou que a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) reduziu-se de 50% por hectare e 90% por Kg de carne produzida com a intensificação, através de reforma das pastagens e implementação das boas práticas.

Mas, por que a intensificação produz uma carne de melhor qualidade?

Pense o seguinte: para se ter uma carne de qualidade é preciso uma combinação de diversos fatores, como processo de produção (meses em confinamento Vs. pasto), bem estar, nutrição e cuidados com a saúde do animal, sustentabilidade etc. A intensificação agrega estes aspectos e, portanto, produz uma carne de melhor qualidade.

Quer saber mais sobre intensificação na pecuária?

Hoje o Programa Bem da Terra do Canal Terraviva recebeu a presença do José Roberto Ribas Filho, Empresário da Boitel Ribas Agropecuária. No programa, o José Roberto explicou melhor como sobre a intensificação e os consequentes ganhos para os produtores, para o meio ambiente e para os consumidores.

Link da entrevista: AQUI.

Gostou do artigo? Compartilhe usando a #SomosdaCarne

VCSABIA

¹Boas Práticas Agropecuárias Reduzem as Emissões de GEE e Aumentam a Produção de Carne na Amazônia

The following two tabs change content below.

Juh Chini

Mestre em Gestão Internacional na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Economista na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP). Fundadora do Blog da Carne, Líder de Inteligência de Marketing na @Tech, viajante, palmeirense e apaixonada por churrasco, família, amigos e uma mesa de bar. "A vida é a arte do encontro!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *