31

Coxão Mole para o Churrasco

O que achou deste post?

O Coxão mole é um tipo de corte da carne bovina também conhecido como: Coxão de dentro, Pojadouro, Chã de dentro, Polpa e Polpão. Pode ainda ser chamado de Nalga de Adentro (em espanhol), Tranche ( em francês) ou Top Side (em inglês). Está localizado na parte traseira do boi, representando 14, 61% da carcaça. É considerada uma carne magra, formada por músculos grandes, poucas fibras, e boa irrigação sanguínea. Pode pesar até 10 kg, porém também é comercializado em porções que variam entre 1 kg e 2 kg.

Modo de preparo

O coxão mole sempre foi considerado uma carne nobre, muito consumida no formato de bifes pois é uma carne com fibras curtas e macias, também é muito usada para assados, ensopados, picadinhos, escalopes, milanesas, bifes finos e enrolados, também moído para refogados e molhos. A criatividade no preparo pode rolar solta! 

i

Para churrasco

A maioria das pessoas nunca pensam que o coxão mole seja um corte que se possa consumir em um churrasco. Os cortes mais tradicionais sempre são contra file, maminha, a famosa picanha e costela, sendo os preferidos pelos assadores na grelha. No entanto, os cortes de bifões de coxão mole podem sim, ser uma ótima opção para o seu churrasco, e serão muito elogiados quando grelhados, por tornar-se uma carne bem suculenta e macia. Tornam-se uma refeição farta e muito apetitosa para qualquer apreciador de carne. A recomendação é servir o coxão mole mal passado ou ao ponto, caso contrário, esse corte pode endurecer rapidamente. 

file-gigante-de-coxao-mole

Outro fator que deve ser considerado, é que o coxão mole tem preço menor que carnes como a picanha, auxiliando na economia quando não se tem muita grana para o churrasco.

Deu água na boca neh?!

The following two tabs change content below.

Melina Cais

Melina Cais - Co-Fundadora do Blog da Carne. Engenheira Agrônoma Doutora pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora universitária na área de Bioenergia, Biocombustíveis e Mecanização Agrícola e Associada do Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *