Olá pessoal, para que o consumo da carne não fique sempre na mesmice do bife, hoje irei falar um pouco sobre as diferentes formas de apresentação da carne, suas vantagens e desvantagens, para que variem mais. Espero que gostem!
- Bife:
Vantagens: mais comum, de fácil preparo e mais fácil de ser porcionado.
Desvantagem: pode ficar mais seco
Dicas: evite fritar, prefira grelhar ou cozinhar. Fica mais saboroso com alho, cebola, pimentão, tomate, brócolis, ervilha, etc Cortes mais altos como medalhões ficam mais macios. Bife a role recheados com legumes, castanhas, queijos também é uma ótima opção para variar
- Carne moída:
Vantagens: saborosa, feita com carne mais magra (geralmente patinho), propicia uma carne mais molhada. Também é de boa aceitação e de mais facil mastigação sendo ótima para crianças e idosos
Dicas: pode ser incluída em massas, recheio de panquecas, berinjelas/pimentão/abobrinhas. Também da para cozinha-la junto com diversos legumes de sua preferência como cenoura, batata, batata doce, ervilha, brócolis, chuchu, abobrinha, pimentão, etc.
- Carne de panela:
Vantagens: saborosa e suculenta
Desvantagem: maior tempo de coccão
Dicas: também da para cozinha-la junto com diversos legumes de sua preferência como cenoura, batata, batata doce, ervilha, brócolis, chuchu, abobrinha, pimentão, etc.
- Hambúrguer:
Vantagens: fácil preparo, crianças adoram. Dá para comer juntamente com a comida ou em lanches
Dicas: faça caseiros. Evite os congelados (muita gordura). Utilize, de preferência, carnes magras como patinho. Prefira assar/grelhar ou invés de fritar. Pode adicionar aveia, castanhas moídas, cenoura/beterraba raladas, temperos secos. Podem ser congelados individualmente.
Almôndegas: mesmo jeito, outro formato
- Carpaccio:
Vantagem: não há adição de nenhuma gordura/óleo no seu preparo
Desvantagem: por ser carne crua, deve ser evitada por crianças, gestantes, idosos e pessoas imunodeprimidas, pelo maior risco de contaminação. Assim que descongelada, já sirva. Não deixe muito tempo em temperatura ambiente.
- Milanesa:
Vantagem: mais saborosa
Desvantagem: adição de gordura/óleo (fritura), farinha e ovo, o que torna a preparação bem calórica.
Dica: assar ao invés de fritar, já melhora muito. Outra dica legal é fazer o empanado com farinhas mais saudáveis como farinha integral, de aveia, amêndoas, flocos de quinua e até mesmo acrescentar sementes no empanados como gergelim, linhaça. Coloque para assar.
Esse método de preparo deve ser o mais restrito, principalmente para pessoas que desejam perder peso e para aqueles com problema de dislipidemias (colesterol, triglicérides altos), cardíacos, diabéticos (farinha)
Boa semana a todos!
Letícia Donati
Latest posts by BDC (see all)
- 15ª edição do Burger Fest – o maior festival da cultura do hambúrguer - novembro 17, 2020
- Joelho de Porco com Chucrute – Confira como fazer nesta receita - novembro 13, 2020
- Território da Carne promove curso para profissionais da cadeia da carne em São Paulo - outubro 23, 2020
obrigado por postar, site excelente vou voltar mais vezes