Saiba o que está por trás do selo Carne Angus Certificada da Associação Brasileira de Angus
A raça Aberdeen Angus, oriunda da Escócia, dos condados de Aberdeen e Angus, caracteriza-se por animais mochos, predominantemente com pelagem preta, embora o gene recessivo de cor vermelha tenha permanecido no rebanho.
Deste modo, tanto a pelagem preta como vermelha são características da raça e reconhecidos pela Associação Brasileira de Angus.
Foi selecionada para qualidade de carne, sendo assim, tem como características o tamanho moderado, com boa profundidade corporal, trem posterior amplo, massas musculares bem desenvolvidas e harmônicas e a gordura entremeada, chamada marmoreio, sendo um animal apropriado para a produção de carne de alta qualidade.
Qualidade Angus
O Angus é conhecido pela sua produtividade à campo, apresentando ótimo desempenho; são precoces, férteis, com reconhecida habilidade materna e maior ganho de peso comparado a outras raças.
Todas estas qualidades possibilitam o abate de animais jovens, pesados, bem acabados e com marmoreio equilibrado, o que confere um sabor especial à carne angus.
O gado Angus é extremamente eficiente, além de produzir carne de excelente qualidade famosa internacionalmente, criado nos principais países produtores de carne como Estados Unidos, Austrália, Argentina e Uruguai, o que garante à raça posição de liderança pela sua carne valorizada.
Carne Angus no Brasil
Criado no Brasil há mais de 100 anos, foi melhorado e adaptado as condições nacionais e selecionado para complementar as características produtivas dos zebuinos criados no país.
O melhoramento genético da raça, realizado em mais de 400 criatórios espalhados pelas regiões sul e sudeste do Brasil prima pela manutenção das características carniceiras e de qualidade da carne dos animais, bem como por sua produtividade, fertilidade e adaptação ao calor.
Segundo estimativas da Associação Brasileira de Angus, no ano de 2016 nasceram no Brasil mais de 3.000.000 (três milhões) de bezerros com genética Angus, sendo a raça que mais vende sêmen atualmente, participando com 51% de toda a comercialização no mercado brasileiro.
Por suas características produtivas, contando com bezerros mais pesados, ciclo de produção mais curto, melhores índices produtivos e carcaças com melhor acabamento, atualmente a raça Angus é a raça mais usada em cruzamento industrial.
Isso ocorre pelos grandes benefícios que traz a produção e o valor agregado na venda dos animais para abate e a escolha tanto dos produtores que querem agregar produtividade a sistemas de produção de commodities quanto por aqueles que trabalham para atender nichos especiais, onde as carcaças obtém prêmios de até 10% sobre o valor de mercado.
Agora que você sabe de onde vem a carne Angus, que tal preparar uma receita de Picanha Angus com farofa de panko? Confira AQUI a receita do Chefe Fellipe Sicca.
E você sabe o que tem por trás de uma carne Angus certificada?
Latest posts by Carne Angus Certificada (see all)
- E o tamanho da Picanha? - junho 16, 2017
- NEGÓCIO DA CHINA - junho 8, 2017
- Congelar e descongelar a carne: como fazer? - maio 25, 2017